Dia das Mães é comemorado no HUT com afeto e cuidado em meio à pandemia de Covid-19

Afeto, coragem, fé e esperança são alimentos da alma para superar as dificuldades potencializadas em tempos de pandemia do novo coronavírus. Para driblar a saudade de entes queridos, profissionais dos serviços de medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia e serviço social do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) criaram um projeto que aproxima de forma segura pacientes com a covid-19 e seus familiares.

Para participar dessa iniciativa, houve uma avaliação clínica e psicológica feita pelo corpo clínico do Hospital, que definiu os pacientes que estariam em condições clínicas e psicológicas para
receber essas visitas. Foram três dias que antecedem o Dia das Mães marcados por esses encontros depois de tanto tempo sem aproximação.

A ação aconteceu em formato drive thru na área externa do HUT, onde pacientes e familiares puderam se reencontrar a oito metros de distância, além da instalação de “cortinas do abraço” permitindo o abraço por seus familiares, tendo uma proteção plástica intermediando o toque físico.

Eduardo Moita, coordenador do serviço de psicologia do HUT, explica que “vivemos um momento de distanciamento físico e não social nesse período. Nossas interações sociais se voltam para os
dispositivos on-line, mas o contato é importante porque libera o hormônio do amor e faz as pessoas se sentirem importantes, seguras e amadas”.

“Queríamos oferecer a oportunidade de aproximar nossos pacientes de seus entes queridos e resgatar um pedaço de humanidade que estamos perdendo com a pandemia, está sendo muito bom poder dar esperança”, afirma Danila Vieira, coordenadora do serviço de Fisioterapia. A Covid-19 é uma doença que separa os familiares em um momento de dor e fragilidade devido ao isolamento social. Então, a família também precisa ser cuidada e acolhida e, com isso, fortalecemos os
vínculos entre os pacientes, familiares e equipe”, explica Fábio Marcos, diretor-geral do HUT.

Marta Ricelly, esposa do paciente Francisco Vieira, internado para tratar a doença, conta o que achou do projeto “Deus usou muito aqui das bênçãos aqui no HUT, só uma ligação não basta, é muito gratificante ver meu marido bem, esse gesto de aconchego proporcionado anima demais a gente”.

Dia das mães na pediatria
A equipe multidisciplinar da clínica pediátrica do HUT também realizou atividades alusivas ao Dia das Mães. Segundo a coordenadora de enfermagem da pediatria, Carla Parente, o objetivo foi promover a integração entre equipes e acompanhantes, bem como amenizar a experiência hospitalar para mães e crianças internadas. Na enfermaria pediátrica, mães e equipe puderam cantar e dançar num clima de acolhimento e alegria. Durante a ação, as mães ganharam chocolates e se divertiram com as brincadeiras e se emocionaram com os cartões confeccionados pelos filhos.

Dia das Mães é comemorado no HUT com afeto e cuidado em meio à pandemia de Covid-19
HUT em homenagem ao Dia das Mães

Carinho com as colegas de profissão
O cuidado com a equipe do Hospital também foi pensado, por meio de uma doação do Grupo JAP, será oferecido nesse domingo (9) um café da manhã especial para as mães servidoras que trabalham no Hospital.

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste