Desfile de blocos e shows marcam terceiro dia de Carnaval de Teresina

O terceiro dia de Carnaval em Teresinaregistrou vários shows com diversas atrações musicais locais e ainda desfiles de blocos nos mais diversos bairros, todos em um clima de muita alegria e segurança, que tem sido a marca desta edição da Folia de Momo. Ao todo, 30 blocos carnavalescos de pequeno, médio e grande porte, receberam investimentos da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), valores que variam entre R$ 3 mil e R$ 15 mil reais.

Avaliando os três primeiros dias de forma positiva, o presidente da FMC, Ênio Portela, destacou que a participação popular tem abrilhantado os eventos realizados nos bairros, e segundo ele, mostrando que a gestão municipal acertou em aumentar os investimentos que foram destinados aos blocos. Ainda de acordo com Ênio Portela, a cidade pela primeira vez vê um carnaval grandioso, com eventos que registraram a presença de milhares de foliões, fato que, para ele, era incomum de acontecer neste período.

“Quando assumimos a pasta da cultura, passamos a ouvir a população e aqueles que atuam na manutenção dos blocos e grupos carnavalescos, e por isso a gente hoje colhe bons resultados por toda a cidade. Outro elo muito importante neste grandioso Carnaval foi o prefeito Doutor Pessoa, que desde o início deste projeto se mostrou solícito e aberto às novas ideias que foram aplicadas desde as prévias carnavalescas, quando percorremos os bairros e comunidades rurais da cidade”, disse Ênio Portela.

No bairro Matinha, localizado na zona Norte, a festa iniciou com o desfile do tradicional bloco Vaca Atolada, que desfilou pelas ruas e avenidas da região, contagiando quem estava nas portas das casas esperando pela passagem da “vaca”. Segundo Daniel Borges, idealizador do bloco, que este ano chegou aos seus 32 anos de criação, o evento serviu para alegrar o público teresinense, mas também colaborou com a geração de emprego, para dezenas de pessoas que montaram barracas próximas ao palco onde ocorreram os shows.

“Agradamos os foliões e também aqueles que precisam melhorar a renda através da comercialização de bebidas e alimentos, foi uma festa bonita, tudo para comemorarmos o retorno do Carnaval. Também queria destacar o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que abriram suas portas para os blocos, reformulando por completo o Carnaval da nossa cidade”, ressaltou Daniel Borges.

Já na região do Grande Dirceu, mais precisamente no bairro Renascença I, dezenas de foliões percorreram as ruas da comunidade acompanhando o bloco Só Fúxico, que completou 20 anos de fundação, se tornando o maior bloco carnavalesco da zona Sudeste de Teresina. De acordo com Marceone Rodrigues, todos os anos o bloco homenageia um filho ilustre da comunidade, e nesta edição a homenagem foi concedida para Romildo Sousa, que faleceu durante a pandemia do Coronavírus.

“Mais uma vez percorremos as ruas do Renascença I acompanhados de uma multidão que sempre faz questão de brincar a segunda de Carnaval no Só Fúxico. Este ano não tivemos dificuldades para colocar o bloco na rua, pois contamos com o apoio da Prefeitura de Teresina, que, antes da gestão do prefeito Doutor Pessoa, ignorava a existência de blocos como o nosso, feito por pessoas da periferia que buscavam formas para brincar a Folia de Momo”, conta Marceone Rodrigues.

Além das zonas Norte e Sudeste, o Carnaval também movimentou o bairro Saci, na zona Sul da cidade, onde o bloco Paçoca reuniu centenas de pessoas que dançaram, cantaram e pularam ao som de vários grupos musicais. No Centro, a animação ficou por conta do bloco Torando Brita, que também reuniu uma grande multidão. Já no bairro Todos os Santos, houve o desfile do Bloco Álcool, e no bairro Monte Castelo, a folia ficou por conta do bloquinho do Piauí Samba, que, além do Grupo Piauí Samba, contou com a animação de outras atrações musicais.

Nesta terça-feira (21), último dia de Carnaval, a festa continua em Teresina com apresentação dos blocos espalhados por vários bairros da cidade. Um desses blocos é o Tan Dan Dan, que a partir das 15h pretende reunir milhares de crianças na Praça 16 de Agosto, no bairro São Cristóvão.

Fonte: Semcom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste