Deputado propõe a redução do ICMS dos combustíveis no Piauí

O deputado estadual B. Sá (Progressistas) propôs nesta segunda-feira(27) ao Governo do Estado a redução das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobradas sobre os preços dos combustíveis, incluindo a gasolina e o diesel. O parlamentar afirmou que o atual Governo aumentou o ICMS sobre os combustíveis através das Leis 6676/2015 e 7054/2017.

De acordo com B. Sá, a lei de 2015 aumentou as alíquotas do ICMS sobre a gasolina de 25% para 27% e de 18% para 19% sobre o diesel, enquanto a lei de 2017 fez com que o ICMS sobre a gasolina passasse de 27% para 31%. Ele disse que os preços elevados dos combustíveis contribuem para aumento da inflação e dificultam a vida das pessoas.

Conforme o parlamentar progressista, a política de tributação adotada pelo Governo do Estado tem feito com que grandes empresas não se instalem no Piauí ou se transfiram para outros Estados, como, segundo ele, aconteceu com as fábricas de cimento Nassau e da margarina Bunge.

O deputado finalizou afirmando ainda que, enquanto nas gestões do PT a “quadrilha do Petrolão” prejudicou a Petrobrás, a empresa petrolífera atualmente tem superavit financeiro. B. Sá declarou que o Governo Wellington Dias não sabe gerir a administração estadual e vive fazendo política todos os dias para se manter no poder.

Com informações da Alepi

relacionadas

talvez você goste