Deputada Teresa Britto denuncia abandono de hospitais do interior

A deputada estadual Teresa Britto (PV) denunciou nesta quarta-feira (26) o descaso da saúde no Estado. Segundo a parlamentar, os municípios não têm como arcar com as despesas dos hospitais de pequeno porte e o Governo do Estado não faz o repasse dos valores do co-financiamento.

“Eu analisei toda a documentação de quando esses hospitais foram repassados aos municípios com a promessa de que melhorariam a saúde em suas cidades e que o Governo do Estado iria repassar 50% dos recursos para manter esses hospitais e os demais seriam oriundos seriam pagos pelo Ministério da Saúde, mas em resumo o que aconteceu foi que o co-financiamento assinado pelo governador nunca teve os valores atualizados. Porém o mais grave é que, mesmo defasados, não estão sendo pagos pelo governador Wellington Dias e os hospitais estão praticamente fechados, sem condições de funcionar”, reclamou.

Teresa Britto pediu que os prefeitos do municípios devolvessem os hospitais ao Governo do Estado.

“Eu analisei também uma portaria do Ministério da Saúde que diz que para ser considerado hospitais, tem que ter no mínimo 30 leitos. E a média de leitos dos Hospitais de Pequeno Porte do Piauí é de 22 leitos, mas o que realmente falta é o apoio do Governo do Estado, que fez sua promessa ao instalar o Programa, mas os hospitais estão sucateados. Queremos que o Governador assuma a sua responsabilidade e comendar aos prefeitos que devolvam os hospitais ao Governo, porque eu conheço a realidade deles, e nenhum tem condições de mantê-los”, disse a deputada.

Conforma a parlamentar, os hospitais de pequeno porte, como os dos municípios de Dirceu Arcoverde, Palmeirais, Matias Olímpio e Castelo do Piauí, que estariam em pior situação.

“Se um dia eu tiver oportunidade de ser Governadora do Estado eu vou ensinar como se faz uma gestão em saúde pública. Nós estamos vivendo uma situação tão complicada com a pandemia e esses hospitais poderiam ajudar. Mas não, estão sem estrutura nenhuma”, finalizou Teresa Britto.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) assinou no ano de 2005 com 73 municípios piauienses o convênio para a implantação do Programa de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) no Piauí.

Com informações da Alepi

relacionadas

talvez você goste