Deputada Rejane Dias pede urgência para a votação do Fundeb

A deputada federal Rejane Dias pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por meio de um Requerimento de Urgência, prioridade para a votação do novo Fundeb. Até o final deste ano, a proposta precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, para evitar prejuízos ao custeio da Educação no ano que vem, alertou a parlamentar.

Na Câmara dos Deputados, a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15) do novo Fundeb ainda precisa ser votada na comissão especial, onde a relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende, apresentou relatório em 11 de março. Mas, com a pandemia do novo coronavírus a votação do texto teve de ser adiada.

“A gente não tem uma data de quando a pandemia vai acabar. Por isso é importante o início das discussões agora. Quando chegar o fim do período de isolamento social, a Educação precisará de estímulo e infraestrutura para minimizar o impacto da crise na vida escolar”, pontuou.

O parecer torna permanente o Fundeb e sugere uma maior participação do governo federal no financiamento da educação básica, começando em 15%, com previsão de aumento de um ponto percentual por ano, até atingir 20% no prazo de seis anos. A Proposta pode ser “desidratada” para seu primeiro ano de vigência, dadas a crise econômica que será desencadeada pelo coronavírus.

“Nunca foi tão urgente começar esse debate, nesse momento, para discutir o texto”, diz a deputada.

De acordo com Rejane, se o prazo de votação não for suficiente, a Câmara aprovar a prorrogação do atual Fundeb, sem os aumentos previstos novo texto para Educação.

Fonte: Ascom
Foto: Agência Câmara

relacionadas

talvez você goste