Deputada defende intervenção do MPF na questão agrária do litoral

A deputada Teresa Britto (PV) confirmou nesta quarta-feira(24) que pretende ingressar com uma ação junto ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo que realize uma intervenção no processo que tramita na Superintendência de Patrimônio da União (SPU) sobre a posse das terras em que fica o município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.

A parlamentar disse que este foi um dos encaminhamentos definidos durante a audiência pública realizada ontem(23) na Assembleia Legislativa para debater a regularização fundiária das terras de Cajueiro da Praia. A oradora afirmou que o processo existente na SPU sobre a posse das terras que estariam sendo vendidas pelo senhor Marcus Sabry e sua mulher, Vivian Nunes, contém muitas irregularidades.

A parlamentar do PV assinalou que pretende pedir uma audiência com o governador Wellington Dias para solicitar seu apoio no sentido de que seja encontrada uma solução para o conflito de terras em Cajueiro da Praia.

“O Piauí é uma terra que tem lei e queremos que todos os cidadãos daquela cidade recebam sua documentação tendo assim a garantia de que não perderão seus imóveis, o que deve acontecer, também, na região do Coqueiro, em Luiz Correia”. explica

Audiência produtiva
A deputada do Partido Verde que a audiência pública foi produtiva, embora não tenha contado com a participação do representante da SPU, que alegou precisar de autorização para comparecer à reunião.

De acordo com Teresa Britto, a audiência pública contou com a participação do prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, de vereadores daquele município e de representantes de vários órgãos públicos e privados, como o Interpi (Instituto de Terras do Piauí) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Alerta
Teresa Britto advertiu as pessoas para que não comprem terras do senhor Marcos Sabri e de sua mulher, Vivian, assinalando que eles não possuem o Registro de Imóvel das terras de Cajueiro da Praia e que podem ser vítimas de um golpe milionário.

“As terras pertencem à união”, destaca.

Em aparte, o deputado Franzé Silva, vice-presidente da Assembleia Legislativa, pediu que a deputada Teresa Britto discute a questão na Comissão Especial de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legistiva, que tem, segundo ele, competência para tratar sobre conflitos de terras que envolvam órgãos públicos e particulares.

Com informações da Alepi

relacionadas

talvez você goste