Definida lista tríplice para o cargo de Defensor Público Geral do Piauí

Foi definida, após votação virtual por meio do sistema E-Voto, a lista tríplice destinada à escolha da próxima ou do próximo defensor (a) público (a) geral do estado do Piauí. O resultado apontou o defensor público João Batista Viana do Lago Neto, com 68 votos, correspondendo a 34%; a defensora pública Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, com 60 votos, correspondendo a 30%; e o defensor público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, com 49 votos, correspondendo a 24.50%, para comporem a lista tríplice. O defensor público Marcelo Moita Pierot, que também concorreu ao cargo, obteve 23 votos, o que corresponde a 11.50%. Dos 114 defensores públicos  aptos a votar, foram computados 113 votos.

O processo foi conduzido pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação (TI), sob a coordenação da Comissão Eleitoral presidida pela defensora pública Sarah Vieira Miranda; tendo o defensor público Dárcio Rufino de Holanda na vice-presidência e a defensora pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa como secretária.

Sarah Vieira Miranda afirmou que a eleição se deu com normalidade, dentro do esperado. “A eleição aconteceu de forma democrática com a participação efetiva das defensoras públicas e dos defensores públicos com atuação tanto da capital como do interior do Estado, que cumpriram seu dever cívico e institucional. O processo, realizado de forma virtual por meio do sistema E-Voto, facilitou a participação expressiva, assim como conferiu a necessária segurança na votação. Em nome da Comissão agradeço ao Conselho Superior pela confiança depositada e parabenizo a todos os colegas que colocaram seus nomes à disposição para o cargo e desejo sucesso àquele ou àquela que for o escolhido (a)”, afirmou .

O defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, discorreu sobre o processo voltado para eleger o seu sucessor ou sucessora. “Agradeço a cada defensora pública e a cada defensor público, que acessaram o sistema e conferiram o voto e parabenizo a todos os candidatos, especialmente aos que agora compõem a lista tríplice, pela forma democrática como se deu o processo”, afirmou.

A lista será encaminhada ao governador do estado, Rafael Fonteles, que terá o prazo de 15 dias para escolher um dos componentes para ocupar o cargo de defensor (a) público (a) geral do Estado para o biênio 2023/2025

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste