Defesa Civil prevê pico de chuvas em março em todo o Piauí

O assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e climatologista Werton Costa apresentou na segunda-feira (28), durante reunião com a secretária da Sedec, Norma Sueli, o monitoramento climático do Estado do Piauí referente ao mês de fevereiro e projeções meteorológicas climáticas para os próximos meses.

O balanço do mês de fevereiro, no quesito pluviometria, ou seja, quantidade de chuva que se precipitou sobre estado, demonstrou a distribuição dos ativos pluviométricos ou de chuvas bastante irregulares no ponto de vista geográfico. A chuva concentrou-se na faixa norte, que é representativo do litoral e Vale do Longá; e no Centro-Norte, representativa da área da Grande Teresina e Médio Parnaíba.

As áreas que apresentaram chuvas abaixo da média foram basicamente no Sul do Estado, apontando a faixa sertaneja e cerradeira, com ênfase para os municípios do sertão, limítrofes com os estados de Pernambuco e Bahia.

De acordo com Werton Costa, em relação ao cenário presente, março é o mês pico da estação chuvosa no Estado.

“As condições de temperatura do atlântico tropical do oceano que banha o Nordeste são muito positivas para chuvas intensas. O oceano permanece bastante aquecido na faixa tropical, o que pode resultar um aumento de vapor ou de nuvens de chuva”, afirmou.
Os indicadores de estiagem chamam atenção, pois estão praticamente zerados, devido à performance de chuvas no Estado.

“Ficamos surpresos com os indicadores de estiagem, pois estão praticamente zerados. Mesmo em condições de irregularidade, nós não temos nenhuma estiagem aparente, mesmo que seja uma seca verde”, pontuou o climatologista Werton Costa.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste