Defesa Civil fiscaliza queimadas na zona Leste de Teresina

A Defesa Civil da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizou o monitoramento de prevenção a queimadas na região leste de Teresina. O trabalho faz parte da Operação Queimadas que teve seu planejamento iniciado no mês passado. A fiscalização foi feita no Vale do Gavião e nos povoados Serra do Gavião, Taboquinha, Tapuia, Baixão do Carlos, Cajaíba, Cacimba Velha, Santa Luz, São Vicente e Cajazeiras.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente Antônio Linhares, durante o trabalho de monitoramento a equipe flagrou uma grande quantidade de lixo e restos de vegetação morta em uma área verde, facilitando a possibilidade de incêndios na região.

“Fizemos o flagrante no Conjunto Habitacional Wilson Martins, na região do Vale do Gavião, onde moradores são constantemente incomodados com as queimadas, ocasionando grande volume de fumaça e prejudicando a respiração. Nossa preocupação é que esses problemas podem confundir a população com os sintomas da Covid-19, provocando uma superlotação nos hospitais”, explicou.

A Defesa Civil vem intensificando as fiscalizações para orientar a população sobre os lugares onde precisam ser depositados os sacos de lixos e o perigo de resíduos em via pública, além do fogo que pode provocar grandes incêndios na região de mata.

“A Prefeitura faz a coleta três vezes por semana, justamente para evitar o acúmulo de lixo nas residências. É importante nesse momento de pandemia não pensar só em si mesmo, mas nos idosos, crianças e enfermos que podem ter sua saúde agravada por conta da fumaça”, orientou o coordenador.

Apesar da quarentena, a Defesa Civil Municipal segue atuando em regime de plantão e pode ser solicitada através de ligação gratuita para o número 153 ou por meio de ofício encaminhado à sede da Semcaspi, localizada na Rua Álvaro Mendes, nº 86, centro da capital.

Da Redação
Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste