O Curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus da Ininga, retoma nesta segunda-feira (31) as atividades práticas em três laboratórios. As atividades são parte da formação regular e assegura o cumprimento do calendário conforme aprovado no início do ano. “O cronograma está dentro do que foi planejado e assegura a oferta de todas as disciplinas programadas para este período”, diz o vice-reitor Viriato Campelo, que é presidente do Comitê de Gestão de Crise (CGC), órgão que oferece orientação à administração superior a respeito do cenário da pandemia.

A pandemia da Covid-19 foi um importante limitador das atividades na UFPI, como de resto em todas as universidades. Como indicativo de um novo cenário, em fevereiro foram aprovadas as diretrizes para o atual semestre, com a possibilidade de aulas híbridas, desde que atendidas às exigências sanitárias. Esse tipo de aula ficou suspensa nos dois primeiros meses do atual período letivo, após o recrudescimento da pandemia.

A Coordenadora do Curso de Odontologia, Karla Rovaris, explica que todos os cuidados foram adotados para que o retorno das práticas atenda às exigências de distanciamento e resguarde a saúde de professores, servidores e alunos. Ela lembra que a retomada das atividades práticas está de acordo com a decisão do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX) e em consonância com as orientações do CGC.

Clínicas voltam em agosto

A confirmação do retorno das atividades práticas em três laboratórios do Curso de Odontologia ocorreu na sexta-feira, em reunião do presidente do CGC, Viriato Campelo, e integrantes do Centro de Ciência da Saúde com o reitor Gildásio Guedes. Conforme destacou a diretora do CCS, Kelly Palombit, o calendário está sendo cumprido, sempre dentro das diretrizes de atenção às regras sanitárias.

A Coordenadora Karla Rovaris ressalta que nenhuma disciplina programada no início do período deixará de ser cumprida. O planejamento também se confirma com a retoma das clínicas odontológicas, em agosto. “O planejamento está sendo cumprido integralmente, com o devido respeito aos cuidados sanitários”, enfatiza o vice-reitor Viriato Campelo.

Fonte: Ascom/UFPI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *