CRM-PI repudia declarações da vice-governadora Regina Sousa


O CRM-PI (Conselho Regional de Medicina do Piauí) emitiu nesta quarta-feira (29) nota de repúdio a vice-governadora Regina Sousa por conta de suas declarações em rede social.

A vice-governadora escreveu “racistas e xenófibos” ao retwittar um comentário sobre “Médicos Brasileiros preferem que as pessoas morram do que ter concorrência de médicos de Cuba”

CRM-PI repudia declarações da vice-governadora Regina Sousa



Nota de repúdio do CRM-PI

Os(as) Conselheiros(as) que compõem o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI vêm a público REPUDIAR a atitude da Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, a qual publicou, na sua conta na rede social Twitter, na data de 28.04.2020, postagem de outrem que fez comentários descabidos, injustos e ofensivos direcionados à classe médica nacional. Consta da postagem original: “Médicos Brasileiros preferem que as pessoas morram do que ter concorrência de médicos de Cuba. Mesmo que essa concorrência seja só pra provar que muitos médicos brasileiros são tão incompetentes quanto o Ministro da Saúde Nelson do 3° Reich!”

Não bastasse a ofensividade da postagem por si só, a Senhora ViceGovernadora do Estado do Piauí, que assim se identifica na rede social, além de publicar tal mensagem em sua própria conta no Twitter, acrescentou os termos “Racistas e xenófobos”. Em nova postagem, datada de 29.04.2020, a Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí ratificou a mensagem em questão, agravando ainda mais o teor desrespeitoso da mensagem: “Num momento em que se antecipa a diplomação de jovens, que nem terminaram seus cursos,mas estão nos hospitais salvando vidas. Rejeitar os cubanos é racismo e xenofobia, isso eu reafirmo.”

Com efeito, o que se espera, sobretudo neste momento de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), é que os médicos e demais profissionais de saúde tenham o devido reconhecimento e respeito por estarem na linha de frente dessa árdua batalha, a qual tem vitimado inclusive estes profissionais que têm colocado em risco suas próprias vidas em prol da vida de seus pacientes. É sabido que, muito embora os esforços de todos os médicos, independentemente da nacionalidade, sejam muito bem-vindos nessa luta, é necessário o cumprimento dos requisitos legais para atuação em território brasileiro. Assim, comentários desrespeitosos e ofensivos desta natureza, além de completamente incompatíveis com a postura que se espera de quem ocupa relevante cargo, são totalmente inadmissíveis e inaceitáveis. Lamenta-se ainda que, neste momento em que se espera a atenção do poder público no sentido de garantir aos profissionais de saúde os recursos necessários para a prestação de um serviço de saúde de qualidade, a Senhora ViceGovernadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, não tenha o mínimo de ponderação para analisar a real situação da saúde em nosso Estado antes de ratificar comentários fora da realidade e que afrontam aqueles que trabalham muito com poucos recursos. Por fim, este Conselho Regional de Medicina, ao tempo em que solicita que a Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, apresente retratação pública em relação ao caso, informa que ajuizará a medida judicial cabível, sempre objetivando coibir o desrespeito aos profissionais médicos.

Teresina-PI, 29 de abril de 2020.
MÍRIAN PERPÉTUA PALHA DIAS PARENTE PRESIDENTE

CORPO DE CONSELHEIROS DO CRM-PI

Da Redação


relacionadas

talvez você goste