Florentino Neto, secretário de Saúde

Covid: Sesapi libera 3ª dose de vacina aos profissionais de saúde

Após confirmar reforço da vacina de Covid-19 a idosos e imunossuprimidos, o Ministério da Saúde ampliou a distribuição da terceira dose dos imunizantes. Agora, também estão inclusos os profissionais de saúde e os adultos acima de 60 anos. O reforço segue as mesmas regras dos outros grupos e a aplicação só está liberada para aqueles que completaram o regime de imunização há pelo menos seis meses. No caso das pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos), é preciso ter tomado à segunda dose há pelo menos 28 dias.

Assim como nos outros grupos, o imunizante recomendado para aplicação da terceira dose é o da Pfizer-BioNTech. Em caso de indisponibilidade, a orientação é usar o da AstraZeneca ou o da Janssen. A vacinação só é considerada completa após a pessoa receber duas doses da vacina, no caso da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, ou dose única, no caso da Janssen.

No total, já foram aplicadas 3.107.051 doses em todo o Estado. Elas são divididas entre 2.054.614 primeiras doses, 1.002.862 segundas e 49.575 doses únicas. Entre todos os que já iniciaram a imunização, o Piauí soma 62,61% da população acima de 18 anos 32,07% já está com a imunização completa. Além dos adultos, foi iniciada a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos em 100 municípios.

“Estamos evoluindo na cobertura vacinal contra o coronavírus no Piauí, graças à adesão da nossa população à vacina e aos esforços dos municípios em aplicarem rapidamente todas as doses recebidas. Temos um cenário mais estável em consequência da imunização. Por isso, pedimos à população que observe o calendário de vacinação e não desperdice a oportunidade de ficar imunizado”, fala o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

Fonte: Ascom/Sesapi

relacionadas

talvez você goste