Covid: No Piauí, 224 municípios piauienses já vacinam todas as faixas etárias

O secretário de Saúde, Florentino Neto, anunciou no início da manhã desta sexta-feira (5 ) que os 224 municípios piauienses estão vacinando contra a Covid-19 todos os grupos elegíveis pelo Plano Nacional de Imunização, incluindo os adolescentes de 12 a 17 anos.

Desde o inicio da campanha, em janeiro deste ano, o estado do Piauí já aplicou 3.975.855 doses de vacinas contra a Covid-19, de acordo com os dados do Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI).

“Sempre destacamos o quão fundamental foi a junção dos esforços do Governo do Estado, Sesapi e municípios para que a campanha de imunização contra a Covid-19 pudesse avançar e hoje estamos com todos as cidades do Piauí realizando a vacina nos grupos contemplados pelo PNI e também já acionamos à Anvisa para que as crianças de 05 a 11 anos possam constar na população vacinável ”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Segundo os números do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, que leva em conta a população geral do estado que é de 3.281.480, desse total 71,40% já recebeu pelo menos uma dose das vacinas e 48,31% encontra-se completamente imunizada, seja porque tomou as duas doses ou a vacina de dose única.

O Piauí também já está aplicando a dose de reforço na população acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. Dos inclusos nestes grupos 43.141 já receberam sua dose complementar.

“Para receber a dose de reforço às pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde precisam ter o prazo de seis meses da segunda aplicação, já aqueles que sofrem com baixa imunidade devem tomar 28 dias após a segunda dose”, lembra o gestor.

Para a realização da campanha de vacinação contra a Covid-19, o estado do Piauí recebeu, até o momento por parte do Ministério da Saúde, 5.005.945 doses de vacinas. Destas repassou 4.934.910 aos municípios. O estado ainda adquiriu 200 mil doses do imunizante CoronaVac diretamente com o Instituto Butantan.

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste