Covid-19: SDU Sudeste orienta feirantes do Dirceu I para prevenção

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano – Sudeste, em parceria com a Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), esteve neste sábado (23) na feira livre do Dirceu I para orientar feirantes sobre a prevenção à Covid-19. Pela primeira vez em 30 anos, a feira, que acontece tradicionalmente aos domingos, passou a funcionar no sábado em cumprimento ao decreto estadual de isolamento social.

Na sexta-feira (22) foi realizada a demarcação dos locais onde as barracas seriam montadas. Já hoje, a equipe da SDU Sudeste esteve presente para orientar na organização dos espaços e sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, bem como sobre o distanciamento entre feirantes e população. Os espaços foram demarcados com cones e fita zebrada a 50 cm da barraca, para manter a distância de 2 m entre eles.

Na ação, a equipe também estava constantemente fazendo a higienização das mãos com álcool em gel tanto dos feirantes, como da população que entrava e saía da feira.

Jurandir de Oliveira trabalha na feira há 10 anos vendendo frutas. Para ele, a medida é bem-vinda no combate ao coronavírus. “É uma iniciativa para melhorar a organização e nos orientar com relação a essa doença e os cuidados que devemos ter. Além disso, é uma forma de fazer com que as normas de saúde sejam obedecidas, deixando a todos mais protegidos”, declara o feirante.

Segundo Isaac Meneses, superintendente da SDU Sudeste, a mudança no dia de funcionamento da feira obedece ao decreto estadual Nº 19.984, que autoriza apenas o funcionamento de serviço essenciais no domingo (24), e visa garantir a manutenção dessa atividade comercial. “É muito importante que a população esteja consciente de que, nesse momento, é necessário cumprir com rigor as normas de saúde. Sabemos da importância das feiras livres como fonte de renda e, por isso, estudamos as melhores estratégias para mantê-las em pleno funcionamento, mas sempre com segurança”, ressalta o superintendente.

Fonte e foto: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste