Covid-19: Piauí inicia vacinação de pessoas com deficiência

No Dia Internacional da Síndrome de Down, o Piauí se torna o primeiro estado a vacinar pessoas com deficiência contra a covid-19 no Brasil. A vacinação das pessoas com deficiência no Piauí iniciou neste domingo (21).

A vacinação simbólica aconteceu no Centro Integrado de Reabilitação -CEIR, lá cinco piauiense receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Pedro de Almeida, que tem Síndrome de Down, Walter dos Santos, autista, Francisco Pereira Torres, cadeirante, Iraci Matos, deficiente visual e Bernardo Farias Couto, que é surdo. O grupo foi determinado como prioridade na vacinação contra a covid-19, através da Lei n° 17.486, proposta pelo deputado Franzé Silva e aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias, a conquista é de extrema importância para um grupo tão vulnerável.

Nesta primeira etapa cerca de mil pessoas que possuem alguma deficiência devem ser vacinadas com as duas doses do imunizante. As doses vão ser distribuídas de acordo com o número de pessoas com deficiência de cada município, inicialmente somente pessoas com deficiência que possuem mais de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas, serão vacinadas. No caso de pessoas que possuam comorbidades, será necessário a comprovação por meio de atestado ou laudo médico.

Estavam presentes no ato simbólico de vacinação os secretários Florentino Neto e Rafael Fonteles e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Alburqueque, além da deputada federal Rejane Dias e do deputado estadual Franzé Silva que também estiveram no evento.

Com informações da CCOM

relacionadas

talvez você goste