Covid-19: Governador decreta novas restrições e toque de recolher é antecipado para as 21h

O governador Wellington Dias se reuniu neste sábado (13) com o Comitê de Operações Especiais (COE) – Ampliado, para deliberar sobre novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Piauí. Com a concordância dos órgãos participantes, ficou decidido que a restrição de atividades econômicas em vigor para os finais de semana, passam a valer a partir de quinta-feira da semana que vem, perdurando até domingo. Durante 4 dias, só funcionarão os serviços essenciais imprescindíveis. Neste período ficarão suspensas as atividades presenciais em escolas, igrejas e academias de musculação.

De segunda-feira até quarta-feira, as diversas atividades econômicas como comércio, bares e restaurantes sofrerão redução de uma hora no funcionamento. Neste período, a restrição à circulação de pessoas nas ruas será antecipada, iniciando às 21 horas.

“O objetivo é conter o coronavírus e a gente salvar vidas. Chegamos a um ponto onde as redes de saúde pública e privada já não aguentam mais” declarou Wellington Dias.

As medidas estão alinhadas com outros estados brasileiros. Dados compartilhados na reunião de governadores, ocorrida neste sábado (13), indicam que os decretos restritivos em vigor nas últimas semanas reduziram a movimentação de pessoas no Brasil, na ordem de 32 por cento durante os dias úteis e 50 por cento no final de semana.

Na reunião do Coe Ampliado, foram apresentados dados que caracterizam colapso na rede de saúde. Mais de 90 por cento dos leitos de UTI disponíveis no Piauí, estão ocupados. De acordo com o superintendente de gestão de média e alta complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, há 50 pacientes em fila de espera aguardando leito de estabilização ou UTI, e 30 pacientes aguardando leito clínico. Na rede privada, segundo Tavares, também há uma fila de espera com 30 pacientes covid.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) afirma que o número de leitos Covid-19 já é maior que o atingido em 2020 e segue mobilizada em abrir novas vagas. Na próxima semana serão criados 50 leitos clínicos e 10 leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar (HPM). O Hospital Getúlio Vargas (HGV) deve ganhar mais 10 leitos de UTI. No Hospital Natan Portela, o plano é criar 14 vagas de enfermaria semi crítica.

“A determinação do governador é sempre ampliar, mas nós estamos no limite. O coronavírus não obedece limites. Precisamos da compreensão e colaboração da população” afirmou o secretário de saúde, Florentino Neto.

A capacidade de transmissão do vírus preocupa as autoridades. Segundo a Sesapi, o índice de pacientes positivados para Covid-19, a partir de exames complementares de diagnóstico (PT-PCR), subiu para 36 por cento. Na semana passada, a taxa era 22 infectados a cada 100 testados.

O novo decreto com as medidas restritivas deve ser elaborado neste domingo (14) e é considerado necessário. “A proposta é razoável dentro do quadro que enfrentamos e precisamos fiscalizar o cumprimento das medidas” considerou a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura.

Com informações da CCom

relacionadas

talvez você goste