Covid-19: Governador anuncia ‘Lei Seca’ no fim de semana

O governador Wellington Dias (PT) confirmou nesta segunda-feira (19) que o estado do Piauí terá “Lei Seca” nos dias 23, 24 e 25 de outubro como medida de prevenção ao novo coronavírus. O chefe do Executivo estadual frisou que a medida mais restritiva foi adotada porque a curva de transmissibilidade do novo coronavírus, que estava em queda, voltou a crescer no estado.

“Estamos adotando novas medidas de restrição que foram aprovadas pelo COE (Centro Operacional de Emergência) na última sexta-feira (16). Vamos ter a ‘Lei Seca’ na sexta, no sábado e domingo. Lá atrás, uma pessoa com coronavírus estava transmitindo para outras três, era uma ‘coisa perigosa’. Com as medidas, a gente conseguiu conter e isso foi descendo, caiu, e a gente chegou a uma pessoa transmitindo para menos da metade, ou seja, era duas pessoas transmitindo para uma. Isso voltou a crescer”.

O governador acrescenta que vai tratar decisões com o TRE (Tribunal Regional de Eleitoral) com o amparo nos laudos técnicos do COE Saúde para reforçar a medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus no período eleitoral, “como fazer a campanha como manda a democracia evitando os riscos de crescimento de óbitos e de internações, como já acontece na região de São Raimundo Nonato”.

“Eu sei que não é só a questão das eleições. Tem muita gente sem usar a máscara, muita gente sem obedecer o distanciamento, sem a preocupação da higiene e das mãos. Pessoas que saem e voltam com o coronavírus para casa. A população jovem está morrendo. Nós não queremos perder os seres humanos. Em nome disso, estou adotando medidas combinadas com a área técnica, com a justiça eleitoral, combinado com os partidos e os candidatos. É preciso evitar as grandes aglomerações, precisamos vê como garantir que os candidatos se apresentem aos eleitores, mas de forma segura cumprindo as regras”, explica o governador.

Da Redação
Com informações do cidadeverde.com

relacionadas

talvez você goste