Covid-19: FMS prepara estratégias para a próxima etapa de vacinação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está se preparando para dar prosseguimento à campanha de vacinação contra a Covid-19 em Teresina. No momento, o imunizante está sendo aplicado em idosos acamados com mais de 90 anos, além da segunda dose de profissionais de saúde.

Ayla Calixto, gerente de ações estratégicas da FMS, explica que, para a próxima etapa de imunização, a FMS planeja agir em duas frentes: a vacinação por meio de drive thru – onde as pessoas recebem sua dose dentro de carros em pontos estratégicos da cidade – e nas salas de vacina de Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, por meio de agendamento prévio. “Estas medidas visam evitar a formação de aglomerações, por estarmos trabalhando com um grupo maior de pessoas desta vez”, diz a gerente.

A próxima etapa irá abranger uma nova faixa de idosos, que será adequada à quantidade de doses recebidas pela capital. “Dependendo do número de doses, vacinaremos os idosos na faixa de 80 a 89 anos. Caso a gente receba um número inviável para toda essa faixa etária, priorizaremos os de 85 a 89 anos”, ressalta Ayla Calixto. De acordo com as estimativas da FMS, baseadas na campanha de vacinação contra a gripe de 2020, Teresina tem aproximadamente 5 mil pessoas com idades entre 85 e 89 anos. Quando a faixa é ampliada para 80 a 89 anos, o número sobe para 11 mil.

O agendamento para a vacinação nas UBS será feito por meio da plataforma Vacine Já. Ela está disponível no site da fms: fms.pmt.pi.gov.br, no banner “Vacine Já”. Ao entrar, o usuário deve clicar na opção de “Pré-cadastro”, onde vai inserir dados como CPF e endereço, escolher uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, dia e horário da vacinação. No caso dos acamados, ele inicialmente vai se identificar como tal e então preencher os dados; em seguida deve aguardar o contato da FMS, que irá agendar a visita da equipe de saúde.

Até a data de hoje (22), a FMS já aplicou 30.423 doses da vacina contra a Covid-19 em Teresina, das quais 25.795 correspondiam à primeira dose e 4.628 à segunda dose. Um total de 27.849 pessoas já foram beneficiadas, entre trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos com 90 anos ou mais em geral. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), a previsão de chegada de novas doses está para a próxima quinta-feira (25).

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste