Covid-19: Enfermeira é a primeira a receber dose nos EUA

Os Estados Unidos começaram nesta segunda-feira (14) a vacinação de sua população contra o coronavírus. A primeira pessoa a ser vacinada foi uma enfermeira de Nova York.

A vacinação acontece um dia após o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) autorizar o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra covid-19 em pessoas com mais de 16 anos.

A aplicação da vacina na enfermeira Sandra Lindsay teve a participação do governador de Nova York, Andrew Cuomo, que transmitiu o momento ao vivo em suas redes sociais na manhã de hoje.

“Histórico! A primeira nova-iorquina, a enfermeira de linha de frente Sandra Lindsay, foi vacinada. A cura está a caminho. Obrigado, Sandra”, escreveu o governador no Twitter.

A enfermeira vacinada atua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Long Island Jewish Medical Center, no distrito do Queens. Durante a transmissão, ela disse esperar que a vacina traga uma nova esperança às pessoas na batalha contra o coronavírus.

“Gostaria de agradecer a todos os trabalhadores de linha de frente e a todos os meus colegas, que estão fazendo o seu trabalho ao redor do mundo durante esta pandemia. Me sinto esperançosa hoje, aliviada. Espero que isso marque o começo do fim de um período muito doloroso”, disse Lindsay.
20 milhões de vacinados em um mês

Os Estados Unidos pretendem vacinar pelo menos 20 milhões de pessoas neste primeiro mês. Um dos principais desafios dessa vacina é a sua logística, dadas suas peculiaridades de armazenagem.

As doses das vacinas que serão aplicadas saíram ontem da fábrica da Pfizer no estado do Michigan sob aplausos dos funcionários. Elas foram colocadas em aviões e caminhões refrigerados para serem distribuídas pelo país.

No transporte, as doses precisam ser colocadas em caixas temperatura a -70 ºC, geralmente armazenadas com gelo seco.

Nos Estados Unidos, a distribuição será feita pela rede privada. A companhia de postagem FedEx será a responsável pelos envios na parte oeste do país, enquanto a United Parcel Service distribuirá para o leste.

Já foi aprovada em outros países
Os Estados Unidos são o quinto país a liberar o imunizante da Pfizer-BioNTech. Na última semana, a vacina já foi aprovada no Reino Unido, no Canadá, no Bahrein e na Arábia Saudita.

Entre eles, a vacinação em massa só foi iniciada na Inglaterra, na última terça (8). O primeiro grupo é voltado a pessoas acima de 80 anos e profissionais que atuam na área da saúde e em asilos. A primeira pessoa vacinada foi uma mulher de 90 anos.

No Canadá, a aprovação saiu na última quarta (9). O país deverá receber 249 mil doses da vacina ainda neste mês, mas não há data oficial para o início da vacinação.

O Brasil tem um acordo de intenção de compra com a Pfizer, mas o negócio ainda não foi fechado e o plano nacional de vacinação não tem data oficial para começar. O governo diz que só estipulará um dia para começar a campanha assim que alguma vacina tiver autorização de uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Fonte: Folhapress
Foto: Reuters

relacionadas

talvez você goste