Covid-19: Demóstenes Ribeiro pede que profissionais de educação física sejam imunizados em Piracuruca

O professor Demóstenes Ribeiro, presidente da APEF-Pi – Associação dos Profissionais de Educação Física do Piauí, afirmou nesta quinta-feira (1) que os profissionais de educação física do município de Piracuruca, no Norte Piauí, ainda não foram incluídos nos grupos prioritários para receber a imunização contra covid-19.

O professor questiona que mesmo reconhecido por lei por decretos federal e estadual como profissionais de saúde, a gestão do município de Piracuruca não inclui os profissionais de educação física nos grupos prioritários para vacinação contra covid-19.

“Nós estamos na linha de frente fazendo um trabalho preventivo, cuidando da saúde da população. Atividade física orientada e regular é fundamental para a saúde da população. O nosso trabalho faz parte da solução da pandemia. Por isso, é fundamental que os profissionais de educação física sejam vacinados contra a covid-19”, destaca.

De acordo com Demóstenes Ribeiro, a gestão municipal já relacionou uma lista de categorias para reber a vacina contra a covid-19, mas deixou de fora os profissionais de educação física.

O outro lado
A reportagem entrou em contato com a secretária de Saúde de Piaracuruca para informe quando os profissionais de educação física serão imunizados, mas até o fechamento da reportagem, a gestão municipal não se posicionou acerca do assunto.

Nota de repúdio:
A Associação dos Profissionais de Educação Física do Estado do Piauí – APEF-PI – emitiu nesta quinta-feira (1) nota de repúdio contra Prefeitura de Piracuruca por não considerar os profissionais de educação física como grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19.

“Os profissionais de Educação Física estão na linha de frente no combate a Covid-19, fazendo um trabalho preventivo, cuidando da saúde da população”, diz a nota


Confira a nota de repúdio:
A Associação dos Profissionais de Educação Física do Estado do Piauí – APEF-PI, vem a público repudiar a administração da Prefeitura Municipal de Piracuruca, que não estão considerando os profissionais de Educação Física como sendo do grupo prioritário para a imunização contra a Covid-19, seguindo assim de forma contrária o que consta no plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19 do Governo Federal, datado de 15/03/2021, conforme consta no Anexo I do referido plano. Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêucos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respecvos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros). Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados. (texto transcrito https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marco/23/plano-nacional-de-vacinacao-covid-19-de-2021).
Os profissionais de Educação Física estão na linha de frente no combate a Covid-19, fazendo um trabalho preventivo, cuidando da saúde da população.



Da Redação

relacionadas

talvez você goste