O Dia Mundial da Água é comemorado no 22 de março e visa discutir temas relevantes a respeito desse recurso natural tão essencial para que haja vida no planeta. Segundo dados do Unicef, há mais de 1,42 bilhão de pessoas que já vivem em áreas consideradas de alta e ou de extrema vulnerabilidade hídrica. Desta forma, o reuso de água em larga escala será fundamental para o planejamento da segurança das próximas gerações.

O setor de habitação e da construção civil tem muito a contribuir nesse sentido. A plataforma habitacional MRV&CO monitora o consumo da água e define como meta constante a redução em 2% ou mais no consumo em relação ao ano anterior. Em 2022, as iniciativas de reaproveitamento nas obras propiciaram um volume de reutilização de 722,3 m3 de água.

O reaproveitamento nos canteiros de obras ocorre em diversas frentes e, em uma delas, a água é coletada por meio de pontos de drenagem que deságuam em reservatórios próprios para armazenamento e que, posteriormente, é destinada ao uso em diversos sanitários.

A água usada na lavagem da área da betoneira – equipamento para misturar materiais da construção civil – também é reutilizada após passar por um processo de decantação. O recurso que anteriormente era descartado, agora é desviado para três tanques: o primeiro com a função de decantação dos sólidos maiores, o segundo decanta os materiais menores e o terceiro armazena a água.

“Acreditamos e investimos em iniciativas que respeitam o meio ambiente, tanto que em todas as nossas obras são instalados sistemas que possibilitam o reaproveitamento de água durante as atividades. Promovemos a consciência e responsabilidade comum sobre aquilo que é de todos, então nós buscamos soluções econômicas, sociais e ambientalmente corretas para cuidar do mundo que nos cerca e que é crucial para o bem-estar de todos”, Jose Luiz da Fonseca, diretor executivo de sustentabilidade da MRV&CO.

Nos empreendimentos da construtora, com o objetivo de ajudar os condôminos a economizar água, são instalados arejadores e redutores de vazão nas torneiras das áreas comuns dos apartamentos. Nas louças sanitárias é acoplada a caixa economizadora de água, com opção de fluxo de 3/6 litros.

Selo Casa Azul
A MRV lidera a lista de empreendimentos certificados com o “Selo Casa Azul” da Caixa Econômica Federal, conferidos a projetos habitacionais que adotam soluções eficientes no desenvolvimento, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações.

Dentre os critérios avaliados pela CEF estão a geração de energia renovável, a gestão eficiente de energia, adoção de soluções sustentáveis de mobilidade e de recuperação de áreas degradadas, os impactos gerados por cada empreendimento e a relação com o entorno. Entre mais de 140 empreendimentos com selo Azul, MRV lidera o ranking com 39 empreendimentos homologados.

Fonte: Ascom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *