Conselho de Educação Física do Piauí se reúne para definir protocolos de biossegurança

O presidente do Conselho Regional de Educação Física – CREF-15 -, Dennys Queiroz, e o presidente do Sindicato de Academias de Educação Física, professor Álvaro Moreira, e os empresários de várias academias de Teresina participaram de uma reunião nesta segunda-feira (29) para definir os protocolos de biossegurança para reabertura das atividades físicas em academias na capital.

O enfoque da reunião foi manter o protocolo de segurança dos clientes e colaboradores e tranquilizar a sociedade, reforçando que a atividade é fundamental para saúde.

O empresário e educador físico Demóstenes Ribeiro esteve presente na reunião e ressaltou a importância da atividade física na prevenção de doenças.

“Com atividade física, você previne doenças, você trata doenças. Inclusive, existem vários relatos na literatura, por exemplo, nas doenças cardiovasculares, que são as que mais matam, não somente no mundo, mas no Brasil também. Os estudos mostram que se você faz atividade física regular, sobretudo de forma orientada, de forma sistemática, você tem uma redução de 33% do risco de morrer por doenças cardiovasculares”, explica.

De acordo com o professor, as doenças cardiovasculares matam mais que a covid-19

“Com relação às doenças cardiovasculares, 150 pessoas morrem para cada milhão de habitante. Enquanto que para covid-19 , morrem oito pessoas para cada milhão de habitantes. Esses dados são do Ministério da Saúde. Isso é uma preocupação porque tá todo mundo preocupado de forma exacerbada com a covid-19, sendo que as doenças cardiovasculares matam muito mais”, afirma.

Sobre a transmissibilidade da doença, o professor Demóstenes Ribeiro afirma que pesquisas confirmam que o contágio é muito baixo em superfície

“O centro de controle de doenças dos EUA fez uma pesquisa deste ano que ficou comprovado que transmissibilidade do vírus em superfície é muito baixa em espaços livres. Então, não justifica avenidas e parques estarem fechados aqui em Teresina, impedindo as pessoas de fazerem atividades físicas, deixando de cuidar de sua saúde. Estamos apelando aos gestores para verem a atividade física como prevenção. A prática da atividade física melhora o seu sistema imunológico”, frisa.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste