Cofundador do Taleban volta ao Afeganistão após 10 anos

Mullah Abdul Ghani Baradar, um dos cofundadores do Talibã e chefe político do grupo extremista, que negociou o acordo de paz com os Estados Unidos, voltou ao Afeganistão após mais de dez anos.

É a primeira vez que um líder do grupo extremista do alto escalão retorna publicamente ao país desde 2001, quando o Talibã foi expulso do poder pelos EUA após o 11 de Setembro.

Baradar fazia parte da equipe que negociava em Doha, no Catar, um cessar-fogo com o antigo governo afegão e desembarcou na terça-feira (17) em Kandahar, a segunda maior cidade do Afeganistão.

O acordo previa a retirada total das tropas americanas do Afeganistão até abril deste ano. O atual presidente dos EUA, Joe Biden, manteve o acordo de Trump e adiou a saída para o fim deste mês.

A maior parte das tropas deixou o país em julho, e o Talibã se aproveitou para avançar rapidamente pelo país, conquistando todas as províncias em menos de duas semanas.

O grupo extremista voltou ao poder no Afeganistão no domingo (15), após o presidente Ashraf Ghani fugir do país e o Talibã tomar a capital Cabul e o palácio presidencial.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste