O Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que na 5ª Semana Epidemiológica (30 de janeiro a 5 de fevereiro) que a taxa de positividade foi de 52% de acordo com os testes RT-PCR para SARS-CoV-2. Os números indicam alta taxa de transmissão. O RO (taxa de transmissão) está acima de 1,0 há cinco semanas consecutivas. Nesse período, o aumento dos óbitos pela Covid foi de 15%.

O dado positivo desse período foi a constatação da redução da hospitalização por Covid para quem tem o esquema vacinal completo a partir de 60 anos. Quem está com as duas doses e mais a de reforço da vacina contra a Covid, a proteção chega a 90% e redução de internação é de 10 vezes. Com as duas doses ou dose única a proteção é de cerca de 83% e a redução de internação é de seis vezes, já com o esquema vacinal incompleto ou com uma dose é de 50% o risco de internação.

As hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) mantém-se estáveis, mas em patamar elevado com capacidade de saturar o sistema assistencial hospitalar, visto que as internações têm caráter cumulativo com o tempo médio de internação prolongado, analisa o COE municipal.

O coordenador médico do COE Municipal, Walfrido Salmito, analisa que a vacinação tem a sua eficácia comprovada em laboratório nos casos de internação. “Com o esquema vacinal completo já foi constatado que os pacientes têm redução de internações. Orientamos que completem o esquema vacinal, mantenham os cuidados ao utilizarem a máscara corretamente e evitem aglomeração para reduzir a contaminação”, alerta.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que foram implementadas ações com aumento das equipes de profissionais nas unidades e no número de leitos para síndromes respiratórias com 110 leitos na rede municipal. “A distribuição desses 110 leitos são com 30 de UTI sendo 15 no HUT e 15 no Hospital do Monte Castelo. São 80 leitos de enfermaria, com 34 leitos no Hospital do Monte Castelo, 31 no Hospital da Santa Maria da Codipi e 15 leitos pediátricos no Hospital Municipal da Criança”, informa.

Fonte: Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *