COE emite alerta sobre alta ocupação dos leitos da rede privada

O Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Piauí (COE/PI) emitiu uma nota nesta quarta-feira(23), fazendo um alerta sobre a atual conjuntura da pandemia no estado. Segundo o documento, a situação é emergencial devido a grande ocupação dos leitos clínicos e de UTI da rede privada de saúde.

Na nota, o comitê lembra que a taxa de ocupação hospitalar da rede pública está inferior a 50% , porém o esgotamento da capacidade da rede privada no município de Teresina é motivo de alerta e pede intensificação das medidas higienicossanitárias, como forma de mitigação do risco da Covid-19.

“O COE Piauí se reuniu hoje e atento a situação da rede privada de saúde de Teresina, que está com a ocupação alta, dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19, estabeleceu este alerta para a população para que continue cumprindo as medidas higienicossanitárias estabelecidas pelos órgãos de vigilância em saúde, com a finalidade de controlar o avanço da doença”, destaca do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

No documento, o COE reitera e solicita que a sociedade piauiense continue executando as ações de prevenção e assistência à saúde pública, e cumprindo as determinações do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

“Pedimos à população do Piauí que possam atender a este alerta, para que possamos passar as festas de final de ano de forma segura. Nossa rede está preparada para atender, porém é necessário a colaboração de todos para não sobrecarregar nosso sistema de saúde”, enfatiza o secretário.

Também foi feito um alerta aos atuais gestores municipais, bem como, àqueles que assumirão em 1º de janeiro de 2021, para manter o cumprimento dos protocolos de medidas higienicossanitárias e das notas e recomendações técnicas expedidas pelo Governo do Estado e pela Sesapi e Vigilância Sanitária, que estabelecem normas a serem observadas durante a pandemia e em especial nesse final de ano.

Fonte: Sesapi
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste