Clubes decidem suspender o Paulistão por causa da pandemia do coronavírus

Em reunião realizada nesta segunda-feira (16) pela manhã na sede da Federação Paulista de Futebol, os representantes dos clubes da Série A1 decidiram paralisar o Campeonato Paulista em função da pandemia mundial do coronavírus. Desta maneira, os jogos a partir da 11ª rodada não serão mais realizados nesta semana. A suspensão é por tempo indeterminado.

Hoje, em Campinas, ainda pela décima jornada, Guarani e Ponte Preta se enfrentam com portões fechados a partir das 20h (horário de Brasília). Na última semana, seguindo as orientações da prefeitura de São Paulo e do governo do estado, já tinha ficado definido que os jogos na capital seriam disputados sem a presença do público.

A reunião começou com alguns clubes do interior explicando que a paralisação poderia afetá-los, pois existem contratos com jogadores que se encerram em maio. Cogitou-se, por exemplo, antecipar as últimas duas rodadas da fase de grupos. No fim, houve consenso entre os 16 clubes. Por aclamação, os dirigentes decidiram pela suspensão do campeonato.

“A Federação Paulista de Futebol vem a público informar o resultado da reunião entre os presidentes de clubes do Paulistão Sicredi 2020, com a presença do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, sobre a pandemia do novo Coronavírus. Os clubes votaram e decidiram em consenso pela paralisação da competição. Dessa maneira, a FPF anuncia que, a partir desta terça-feira (18), as partidas do Paulistão Sicredi 2020 estão suspensas por prazo indeterminado”, disse a entidade em nota.

Ontem (15), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já havia anunciado a suspensão de todas as competições nacionais sob sua tutela e que estão em andamento. Os torneios afetados pela decisão temporária são: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

Série A2 também é suspensa
Pouco depois da reunião sobre o Paulistão, a sede da FPF também recebeu reunião de representantes dos clubes da Série A2. Por votação, a maioria dos times decidiu também por paralisar a competição por prazo indeterminado.

Campeonato Carioca
Em reunião realizada na manhã de hoje (16), na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), os clubes e a entidade decidiram paralisar o Campeonato Carioca por 15 dias.

Campeonato Gaúcho
O Campeonato Gaúcho de 2020 está oficialmente paralisado. Hoje (16), em reunião na sede da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) os clubes decidiram pela suspensão das partidas por 15 dias. Mesmo sem unanimidade, o Estadual ficará sem bola rolando nas próximas semanas. Um novo encontro, sem data marcada, decidirá como e se a competição será retomada.

Campeonato Mineiro
A FMF (Federação Mineira de Futebol) anunciou, na tarde de ontem (15), que suspenderá por tempo indeterminado o Campeonato Mineiro em função da pandemia de coronavírus. A suspensão é válida para as duas primeiras divisões do estadual. Em nota, a entidade disse ter levado em consideração a suspensão, por parte da CBF, de todas as competições nacionais em andamento. A medida passa a valer a partir de terça-feira, 17.

Copa do Nordeste
A Liga do Nordeste, composta pelas federações de clubes da região e por alguns executivos, vai se reunir amanhã (17) na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, para discutir uma possível suspensão da Copa do Nordeste. A paralisação serviria como resposta ao avanço da pandemia de coronavírus no país.

Fonte: Folhapress
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste