Cláudio Castro é reeleito governador do Rio de Janeiro

Cláudio Castro (PL) foi reeleito governador do Rio de Janeiro com 58,56% dos votos válidos (mais de 4,9 milhões). O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) somou 27,38% dos votos, enquanto Rodrigo Neves (PDT) ficou com 8%. Castro liderou toda a apuração sem sustos, sempre em um patamar próximo aos 60% dos votos válidos.

Em 765 dias, ele conseguiu ir da condição de um governador por acidente à conquista de uma surpreendente reeleição em primeiro turno. Eleito vice-governador durante a onda bolsonarista de 2018, o cantor católico —que assumiu o cargo interinamente em agosto de 2020 após o afastamento de Wilson Witzel— permanecerá como governador do Rio até 2026.

Aos 43 anos, Castro —que durante toda a campanha liderou a disputa eleitoral— superou o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), cuja estratégia foi colar a imagem à de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atacar o governador com escândalos associados à gestão dele.
A recente guinada ao centro por Freixo não foi suficiente para superar nas urnas o governador apoiado por Jair Bolsonaro (PL). No RJ, Bolsonaro superou Lula em cerca de 966 mil votos.

Castro lançou mão de todas as ferramentas de um político tradicional para se reeleger: formou uma ampla coligação com 14 partidos e utilizou os recursos da concessão do saneamento público do estado para abrir frentes de obras e repassar valores expressivos para municípios —de acordo com o governo, R$ 4,4 bilhões já foram reservados para pagamentos.

Essa engenharia fez Castro conquistar o apoio de 85 dos 92 prefeitos do estado e de uma ampla maioria dos deputados estaduais e federais. O governador somou a isso o apoio de Bolsonaro, embora tenha procurado evitar se associar fortemente ao presidente ao longo da campanha.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste