Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga entregam equipamentos pra HU-UFPI

Os ministros da Saúde e da Casa Civil, Marcelo Queiroga e Ciro Nogueira, fizeram nesta sexta-feira (8) a entrega de novos equipamentos para o Hospital Universitário da UFPI, em Teresina. Foram entregues tomógrafo, mamógrafo, torre de videolaparoscopia, equipamentos de ultrassom, dentre outros.

Participaram também da solenidade o prefeito de Teresina Dr Pessoa, as deputadas federais Iracema Portela e Margarete Coelho, o senador Elmano Férrer e ainda o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes.

O ministro Marcelo Queiroga confirmou que em um ano o HU UFPI terá o equipamento acelerador para dar início a ala oncológica.

“Queremos desenvolver nosso complexo industrial de saúde, gerando emprego, gerando renda. O que já acontece hoje é a encomenda industrial da Astrazeneca, foi a estratégia do Governo Federal, que hoje permite aplicar vacina de verdade na terceira dose. Posso assegurar que até o fim do ano teremos a população inteiramente vacinada. Quero dizer que daqui um ano o acelerador estará instalado no Hospital Universitário do Piauí”, afirmou.

O diretor do HU, o médico Paulo Márcio, diretor do HU-UFPI, confirmou que é amigo de Queiroga há muitos anos, pontuando a felicidade em vê-lo como ministro.

“Você não sabe a alegria que o Piauí te abraça no dia de hoje”. Na ocasião, ele destacou que o Hospital Universitário é de referência e atende cerca de 3 mil pessoas todos os dias. “Esse foi o primeiro hospital a dar as mãos para o país, quando o país teve a sua pior crise da história, foi o primeiro a receber pacientes de Manaus, e foi motivo de orgulho e de referência internacionalmente, nós tratamos de gente, de alma humana, e esse exemplo de solidariedade prosperou”, destacou.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, agradeceu o empenho dos ministros e dos parlamentares em trazer novos equipamentos para a HU/UFPI. “É uma felicidade participar da entrega desses materiais de ponta. Aqui é referência, e agora com vossa excelência e a atitude de parlamentares de modo geral, é um orgulho para nós piauienses, ainda mais para minha pessoa, que faço parte da ciência”.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que vai trabalhar para criar uma ala oncológica no HU.

“Reitor Gildásio deu a missão de tornar o HU como grande centro médico do Piauí, e agora no Ministério da Casa Civil temos a possibilidade de realizar esse sonho. Ele também deu outras missões, vamos cumprir nosso objetivo se Deus quiser de uma ala de combate ao câncer, o Piauí não pode ser o único Estado sem um hospital de combate ao câncer, a Pandemia estamos enfrentando e vamos sair dela como exemplo no mundo, nosso país tem a tradição de vacinas, tem a vontade de se vacinar e nós temos que cuidar de outras enfermidades. A Saúde do Piauí não tem partido, temos que unificar o nosso trabalho. Eu prometi criar esse centro oncológico e para isso precisamos de um acelerador e eu faço esse apelo e eu tenho certeza que o senhor não vai faltar ao seu ministro mais querido e mais amigo”, explica.

Da Redação
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste