O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) fez um pronunciamento nesta 2ª feira (26.set) e reforçou que seguirá com sua candidatura ao Palácio do Planalto. Em manifesto à nação lido a jornalistas, Ciro reforçou sua candidatura em resposta à ofensiva que aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm feito sobre eleitores do pedetista pelo chamado “voto útil”, que resolveria as eleições já no dia 2 de outubro.

“Minha candidatura está de pé para defender o Brasil em qualquer circunstância. E meu nome continua posto como firme e legítima opção para livrar nosso país de um presente covarde e um futuro amedrontador”, anunciou o pedetista.

A declaração de Ciro vai de acordo com o que havia apurado o Poder360. No anúncio desta 2ª feira (26.set), o pedetista deu uma resposta a correligionários que ainda defendem que ele abra mão da sua candidatura em prol de um apoio a Lula. Ciro tem resistido à pressão interna.

Durante seu pronunciamento, o ex-ministro chamou a estratégia de “estelionato eleitoral” e afirmou que o Brasil está à iminência da “maior fraude eleitoral de sua história”.

“O Brasil está na iminência de sofrer a maior fraude eleitoral da nossa história. Não a mentirosa fraude das urnas eletrônicas, inventada por Bolsonaro. Mas a fraude do estelionato eleitoral que sofrerão as vítimas que apertarem nas urnas invioláveis, o 13 ou o 22. As urnas são de fato invioláveis, mas a legítima vontade popular está sendo tremendamente violada”, diz trecho do manifesto.

No Brasil, para vencer no 1º turno, um candidato precisa ter, pelo menos, 50% mais 1 dos chamados “votos válidos”. Os votos válidos são apenas os que são dados aos candidatos, ou seja, não são considerados os brancos e nulos.

A campanha de Lula e aliados estão apelando para que os eleitores de Ciro e da senadora Simone Tebet (MDB) migrem para o petista. Dessa forma, ele teria chance de vencer na 1ª rodada, como indicam algumas pesquisas.

Com a estratégia do voto útil sendo intensificada por apoiadores de Lula, o pedetista tem feito movimentos para tentar barrar o ataque sobre seus eleitores. Na última 6ª feira (23.set), Ciro disse chamou de “nazistas” os articuladores da estratégia e se disse vítima de um “extermínio”.

Segundo pesquisa PoderData realizada de 18 a 20 de setembro, de cada 10 eleitores que declaram voto em Ciro, 4 afirmam que podem mudar de ideia e escolher outro candidato até 2 de outubro. Dentre os que preferem Tebet, 28% consideram mudar o voto.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *