Movimento no Viaduto do Chá durante a quarentena

Cidade de São Paulo completa 469 anos

A cidade de São Paulo foi fundada no ano de 1554 no Pátio do Colégio. O local foi construído pela missão jesuítica, liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, para catequizar as populações indígenas que viviam na região.

Hoje, 25 de janeiro, é o aniversário de 469 anos de São Paulo. Considerada a cidade mais importante do Brasil, também é o centro econômico e palco de acontecimentos que impactam todo o país.

Para comemorar o aniversário de São Paulo 2023, a Prefeitura está realizando uma série de atividades culturais e de lazer desde o último domingo (21) até o dia 29 de janeiro. O tema do aniversário é: “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui”.

Cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo conta com mais de 12 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a metrópole mais populosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Vale lembrar que a região metropolitana de São Paulo abrange 39 municípios.

Aprender dados básicos sobre a cidade de São Paulo, como sua economia, cultura e geografia, pode ajudar a se dar bem nos estudos. Confira abaixo algumas informações importantes sobre a maior metrópole do Brasil:

Economia
São Paulo é o centro econômico e financeiro do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade é de R$ 714,68 bilhões, o equivele a 10% do PIB do Brasil.

Grande parte da receita da capital paulista provém das áreas de comércio e de serviços. Segundo o IBGE, ambos os segmentos são responsáveis por mais de 82% do PIB da cidade. O turismo de negócios e o turismo cultural também têm destaque na economia de São Paulo.

A maioria das empresas multinacionais, bancos e outras entidades financeiras nacionais e internacionais situam-se na Avenida Paulista, considerada a principal do país, com mais de 2,8 km.

Centro Cultural
São Paulo concentra pessoas de outras regiões do país, as quais se deslocaram até o local em razão de melhores condições de vida. O município também conta com vários imigrantes.

A mescla de povos tornou São Paulo um verdadeiro mosaico cultural, com bairros formados majoritariamente por pessoas de uma determinada nacionalidade, como japoneses e italianos, além de estabelecimentos dedicados exclusivamente à celebração e manutenção de suas heranças culturais.

A cidade possui diversos espaços culturais, como teatros, cinemas, casas de shows, bares, restaurantes, parques. Entre os locais que abraçam a cultura da cidade de São Paulo, estão:

Cidade de São Paulo completa 469 anos
Museu do Ipiranga


Museus
Museus, bibliotecas, oficinas culturais e fábricas de cultura 4.0 terão sua programação ampliada para que os paulistanos aproveitem o dia de folga neste aniversário de São Paulo.

Com os horários diferenciados, as instituições culturais oferecerão exposições, apresentações, shows, oficinas, exibições de mágicas, workshop aberto de dança e atividades que visam ensinar palavras em línguas indígenas. Só estarão fechados o Museu da Diversidade Sexual, a Sala São Paulo e a Oficina Cultural Alfredo Volpi.

O Museu do Futebol terá apresentação musical com o grupo Groove 011, com mostra de samba rock, incluindo bate-papo contando a história, importância e sua resistência enquanto movimento preto paulistano.

A apresentação será seguida de aula demonstrativa e discotecagem ao vivo, com participação inclusiva do público. No mesmo local, haverá oficina de slackline com o atleta campeão mundial Alisson Ferreira e o grupo Rebricando com contação de história com o tema “Todo mundo pode jogar“, para crianças e adolescentes. A entrada é gratuita. Mais informações.

Flâmulas
No Museu da Língua Portuguesa haverá a Estação Férias – nossas palavras são flâmulas, com a apresentação do Coral Mirim Guarani, além de oficinas que visam ensinar palavras em línguas indígenas de forma lúdica.

A ação está ligada à exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre línguas e culturas dos povos originários do Brasil, em cartaz no museu até abril. Entrada grátis. Mais informações.

No Museu da Casa Brasileira, a mostra “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB” tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a transformação da floresta brasileira, passando pela exuberância das árvores de grande porte até o desaparecimento de espécies.

Há ainda a atividade “Casa na Praia”, aberta a todos os públicos. Ela tem como missão levar a praia para o jardim do museu, convidando o público a construir essa praia juntos, confeccionando elementos desse cenário. As famílias poderão sentir a areia nos pés. A participação é gratuita, mediante inscrição pelo site museu. Mais informações.

No Museu das Culturas indígenas haverá contação de histórias com Daniel Munduruku, além de música e pintura corporal com os Mestres de Saberes Indígenas do Museu das Culturas Indígenas, e brincadeiras xinguanas, além de uma roda de conversa, a partir do livro “Crônicas de São Paulo”. A entrada não será gratuita, mas a participação nas atividades, sim. Mais informações.

Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo terá a primeira visita patrimonial para explorar a arquitetura do complexo da Luz e o protagonismo do edifício no desenvolvimento da região em que se encontra, além de refletir sobre as possibilidades técnicas empregadas no período colonial e suas funcionalidades na contemporaneidade. Entrada gratuita. Mais informações.

O Museu da Imigração promove uma visita a espaços ligados à história da imigração com o público conhecendo lugares de memória relacionados aos processos migratórios de diferentes décadas e a herança cultural e patrimonial deixada por esses movimentos.

Os destaques são a imigração italiana, libanesa, espanhola e boliviana. O passeio começa na antiga Hospedaria de Imigrantes do Bráse e totaliza um percurso de 25km em uma van disponibilizada pelo Museu. Mais informações.

Outra atividade convidará os visitantes a conhecerem os sambas dos compositores Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e Toinho Melodia. A partir das composições, acontecerá um bate-papo sobre as transformações e as problemáticas da Terra da Garoa. A ação será voltada para o público acima de 12 anos. Não há necessidade de inscrição prévia, sendo que as vagas serão limitadas e por ordem de chegada.

No Museu Catavento, o Espetáculo teatral Perigo invisível mostra que o perigo à saúde nem sempre é visível, como os vírus, bactérias, fungos e como são importantes os bons hábitos de higiene na prevenção de doenças, além de números de mágicas. Mais informações.

No Museu da Imagem e do Som (MIS) serão exibidas as obras em grafite “Grandes Personalidades Negras” que homenageiam 81 artistas negros, como o Emanoel Araujo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro de 2022. Também, serão exibidos os filmes: “O Enfermeiro” e “Oriundi”, de Paulo Autran. Mais informações.

Fotografia
No Paço das Artes, a mostra comemorativa Nova Fotografia 10 Anos, realizada em parceria com o MIS, exibe 60 trabalhos de fotógrafos contemplados pela convocatória do MIS, que se distinguem pela qualidade e inovação. O visitante poderá conferir, por exemplo, a realidade dos palestinos e israelenses em Tel Aviv, Jerusalém, apresentada em “Entre muros e ideias”, de Marcos Muniz. Mais informações.

Na Pinacoteca de São Paulo será exibida a exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos. 1893-1976”, com 150 obras de 78 artistas, dentre eles, reconhecidos nomes da arte norte-americana, como Andy Warhol, Edward Hopper. Entrada será gratuita.

No Memorial da Resistência de São Paulo, a exposição “Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência” apresenta ao público um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1888 até os dias de hoje. Mais informações.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo traz a exposição Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos, que conta com 42 esculturas do artista plástico, escritor e sacerdote baiano e afro-brasileiro que colaborou com a difusão da cultura dos povos africanos. E, também, tem a exposição de longa duração do acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Entrada gratuita. Informações. Para informações sobre outros museus basta acessar.
São Paulo também é palco de diversos eventos importantes, como a Virada Cultural, promovida pela Prefeitura, a Corrida Internacional de São Silvestre, o Réveillon da Paulista, a Bienal do Livro etc.

Outro cartão-postal de São Paulo é a ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida como Ponte Estaiada. O projeto foi inaugurado no dia 10 de maio de 2008, após três anos de construção.

Geografia
O clima predominante da cidade de São Paulo é o subtropical úmido, com relevo formado por planícies, morros e serras. Integra o bioma Mata Atlântica.

Os invernos em São Paulo tendem a ser frios e secos, e os verões são quentes e chuvosos, com temperaturas que variam de 16 ºC a 25 ºC, em média, e volume de chuvas de 1.500 a 1.800 mm anuais.

Os rios Tietê e Pinheiros são os dois principais cursos d’água que percorrem a cidade de São Paulo. Ambos tiveram seu curso intensamente modificados pelo processo de urbanização.

Outro destaque dos aspectos naturais de São Paulo é que a vegetação da cidade integra o bioma Mata Atlântica.

Fonte: terra.com.br
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste