Chuvas na Bahia: Ponte que liga Eunápolis a Itabela segue interditada

O trecho da BR-101, que liga Eunápolis a Itabela, no extremo sul da Bahia, segue interditada na manhã deste sábado (11). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão de liberação da pista porque ainda não há segurança sobre as condições estruturais da ponte.

Na noite de sexta-feira (10), caminhões estavam parados e, junto com a sinalização, um cartaz alertava sobre o ponto exato da interdição. Sem poder passar, caminhoneiros formaram uma longa fila na BR-101, logo depois da entrada de Eunápolis, sem previsão de quando sairiam dali.

O caminhoneiro Wellington Chaves transportava água de coco. Ele estava a caminho de São Paulo e disse que há risco de perder a carga. “Corre o risco de perecer e contaminação, porque não pode ter contato com água. Então, como aqui está parado, não tem ventilação, então corre sério risco”, disse.

O nível do rio Buranhém, mais conhecido como Rio do Peixe, estava muito alto e a água cobria a ponte na BR-101, entre Itabela e Eunápolis. A pista ficou completamente interditada e técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estiveram no local para avaliar os riscos. Até a manhã deste sábado, eles não haviam liberado a via na manhã deste sábado.

Governo Federal reconhece emergência
O governo federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União onde reconhece, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em outras 32 de Minas Gerais. Nos últimos dias, os dois estados sofreram com fortes chuvas.

De acordo com a publicação, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil Alexandre Lucas Alves reconhece a situação de emergência em decorrência de tempestade local seguindo decreto do governo da Bahia.

Os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Governo da Bahia homologa Situação de Emergência para mais 3 cidades
Também na noite de sexta, o governo da Bahia divulgou que foram publicados na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado os decretos de homologação de Situação de Emergência nos municípios de Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa têm validade de 180 dias.

De acordo com os decretos, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades.

Além das três, estão em situação semelhente: Alcobaça, Belomonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Mais cedo, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento da Bahia (SJDHDS), autorizou, na quinta-feira (9), o repasse de R$ 705.120 para 32 municípios do interior baiano que estão em situação de emergência por causa da forte chuva das últimas semanas.

Segundo informações da governo, cerca de 4.650 famílias em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste