Chuvas: Dr. Pessoa vai criar comitê emergencial de monitoramento

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, reuniu nesta terça-feira (28), parte da sua equipe administrativa para definir as diretrizes do comitê de crise que será criado para intensificar o monitoramento das áreas de risco para alagamento na capital e o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade econômica e que precisam de um local seguro.

Na ocasião, Dr. Pessoa lembrou que o mundo, o Brasil e o Piauí já sentem os efeitos do desequilíbrio da natureza, registrando diversas catástrofes, por isso, afirmou ser fundamental a prefeitura se antecipar a eventuais complicações em decorrência do aumento da intensidade das chuvas neste período e do nível dos rios Parnaíba e Poti.

“Como médico, aprendi que a prevenção e a atenção primária são importantíssimas. Se estamos vendo isso em outros locais no estado, como prefeito preciso estar antenado com as questões sociais dos vulneráveis. Nosso objetivo hoje é traçar metas, prevenir para que não tenhamos as mesmas tragédias ocorridas em anos anteriores”, disse o prefeito.

O comitê será integrado a todo o Executivo municipal e será formado pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Programa Lagoas do Norte e pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef).

“Temos um plano de ação, não apenas com todos os órgãos municipais, mas também estaduais e federais para o caso de uma emergência ou urgência quanto ao nível das águas dos rios. Estamos sempre atentos para que a cidade e a população fique bem cuidada. Temos 56 áreas de risco que recebem equipes diariamente”, destacou o secretário Carlos Ribeiro, da Semdef.

Dr. Pessoa, secretários e superintendentes visitaram diversas áreas monitoradas pela Prefeitura de Teresina, garantindo às famílias toda assistência necessária para evitar catástrofes e acolhimento quando houver necessidade. Em caso de emergência e urgências, a população pode ligar para a Defesa Civil, com equipes de plantão 24h, através do número 199.

Fonte: Semcom
Foto: Rômulo Piauilino

relacionadas

talvez você goste