Chico Lucas mantém Scheiwan Lopes no comando da PM-PI

O coordenador da equipe de transição do governador eleito Rafael Fonteles e futuro secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou nesta terça-feira (22) que vai manter o comandante da Polícia Militar, Scheiwan Lopes, no cargo.

De acordo com Lucas, os ajustes propostos para a estrutura do Governo do Estado foram definidos com a finalidade de organizar melhor e dar mais eficiência à gestão pública. Segundo ele, as fusões de secretarias e coordenadorias irão impactar na redução de despesas na máquina pública.

A proposta de reestruturação administrativa foi anunciada nesta segunda-feira pelo governador eleito Rafael Fonteles. O projeto de lei, disse Chico Lucas, deve ser encaminhado em breve à Assembleia Legislativa do Piauí.

Chico Lucas frisou que a Coordenadoria de Regiões Metropolitanas vai cuidar da mobilidade urbana, saneamento básico, tratamento dos resíduos, transporte público e outras políticas públicas dos municípios das grandes regiões de Teresina e de Parnaíba.

“As demandas de municípios maiores não são as mesmas dos municípios menores. Vamos melhorar a eficiência da prestação de serviços nos aproximando das cidades, discutindo com as comunidades o orçamento participativo”, disse.

O Plano Estadual de Segurança Pública é uma das preocupações do próximo secretário de Segurança. Para isso,

Já começamos a desenhar a estrutura da Segurança com a manutenção do comandante da Polícia Militar, Scheiwan Lopes. Os delegados Lucy Keiko, Matheus Zanatta e Jetan Barbosa farão parte da equipe da SSP-PI.

Chico Lucas pretende se debruçar, nos primeiros seis meses, ao combate às facções criminosas em Teresina e Parnaíba.

“Vamos organizar a estrutura, especialmente, com inteligência e tecnologia. Combateremos essas facções cortando o dinheiro que opera as transações dos criminosos”, afirmou.

Ele destacou que a segurança pública atravessa as divisas dos estados e que, certamente, vai estreitar as conversas com os secretários dos estados vizinhos. E adiantou uma parceria com os Estados Unidos para estruturar a polícia portuária em Luís Correia.

“A ideia é proteger o Estado da rota do crime, que passa também pelo Porto”, assegurou Chico Lucas.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste