A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou nesta quinta-feira (17) que vai elevar a vazão de saída do reservatório de Boa Esperança, em Guadalupe, no Sul do Piauí, dos atuais 606 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 900 m³/s a partir desta sexta-feira (18).

De acordo coma Chesf, a medida é porque o nível tual do reservatório da Usina de Boa Esperança (PI), que se encontra aproximadamente com 78% de sua capacidade, acima do volume de espera definido para o período

A Chesf informou que o reservatório atingiu, na madrugada do dia 16, a cota de 302,87 metros, com volume de 77,71%, recebendo uma vazão de chegada da ordem de 810 m³/s. A nova vazão, que se encontra dentro da normalidade da operação da Usina, deverá permanecer até nova avaliação.

A Chesf ressalta a importância e necessidade de que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, na calha do rio, visto que a bacia permanece em seu período chuvoso, que se estende até o final do mês de abril.

A Companhia lembra, ainda, que a situação hidrológica da Bacia do Rio Parnaíba é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos na região.

Com informações da Ascom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *