A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta quinta-feira (13) que Reservatório de Boa Esperança se encontra com 70,56% de seu volume útil, recebendo média diária de 1.590 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água. Hoje, a vazão liberada é de 2.000 m³/s, a fim de seguir a curva de volume de espera para o período úmido.

De acordo com a Chesf, em decorrência das fortes chuvas ocorridas na Bacia do Rio Parnaíba (PI), no final do mês de dezembro de 2021 e início deste mês janeiro de 2022, foi iniciado o vertimento no Reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, em 28/12/2022, e elevou, gradualmente, as defluências do patamar de 600 m³/s os atuais 2.000 m³/s.

A Chesf ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

Conforme a Chesf, a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba.

Com informações da Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *