Conecte-se conosco

Internacional

Candidato de direita do Chile lidera as pesquisas às vésperas de eleição

Publicado

em

Candidato de direita do Chile lidera as pesquisas às vésperas de eleição

O candidato de direita à Presidência do Chile, José Antonio Kast, está ganhando vantagem nas pesquisas poucas semanas antes das eleições do país, neste mês, embora ainda apareça perdendo um provável segundo turno contra um candidato da esquerda.

A pesquisa Pulso Ciudadano, divulgada no domingo pela consultoria Activa Research, mostrou o candidato ultraconservador com 26,5% das intenções de votos, ficando ligeiramente à frente do ex-líder estudantil Gabriel Boric, de centro-esquerda, com 25%.

A eleição presidencial, a primeira desde que protestos generalizados em 2019 abalaram o país andino, será realizada em 21 de novembro. Se nenhum candidato tiver a maioria absoluta, há uma nova votação em dezembro entre os dois primeiros colocados.

Em um hipotético segundo turno entre Kast e Boric, o esquerdista ganharia 42,9% dos votos, contra 36,8% de Kast, que tem melhorado nas pesquisas nas últimas semanas. Os críticos comparam Kast ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro e ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A pesquisa quinzenal Pulso Ciudadano fez 2.027 entrevistas online entre 25 e 29 de outubro, e tem margem de erro de mais ou menos 2,2%.

A pesquisa semanal do Cadem, divulgada na segunda-feira, também mostrou Kast subindo nas pesquisas, ganhando 24% da preferência do eleitor em comparação com 19% de Boric, que vem caindo nas últimas semanas.

A pesquisa entrevistou 1.005 pessoas, com uma margem de erro de 3,1% para mais ou para menos.

Fonte: R7.com

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banca de Jornal

Propaganda