Campanha Outubro Rosa chama atenção para o autoconhecimento da mulher

A campanha Outubro Rosa 2020, que luta contra o câncer de mama no Brasil, e traz como principal objetivo deste ano a busca da mulher pelo autoconhecimento do seu corpo; das descobertas dos fatores de risco e da realização de exames para detecção da doença.

Em Teresina, a campanha do Outubro Rosa acontece desde 2006, quando monumentos são iluminados com a cor rosa e acontece a caminhada e a corrida em alusão à data, bem como a realização de 1.200 mamografias durante todo o mês. Entretanto, diferente dos anos anteriores, as ações estão impedidas de ocorrer em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e as orientações de distanciamento das instituições de Saúde. Porém, os kits estarão sendo vendidos até o final do mês.

“Todos nós precisamos saber informações mínimas do nosso corpo, os sinais que ele dá e que apontam que devemos procurar um médico. Os exames complementarem ajudam no diagnóstico precoce e impactam sobre o controle da doença. Por isso é preciso fazer a mamografia, ultrassom da mama, entre outros”, explica Luiz Ayrton Santos, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos.

De acordo com Luiz Ayrton Santos, a caminhada deste ano não será realizada para evitar a proliferação do coronavírus.

“A caminhada não acontecerá este ano, então o Outubro Rosa será especial em 2020. De qualquer forma, durante todo o mês o kit da campanha será vendido, contendo uma camisa, uma nécessaire e uma máscara, além de um cupom para participar do sorteio de uma joia, que ocorrerá no dia 28 de outubro”, destaca.

Fundação Maria Carvalho Santos
Foi organizada em 1998, na cidade de Teresina, Piauí, a instituição reúne diretoria, voluntários e profissionais que promovem atividades filantrópicas na área de saúde e prevenção de doenças, em especial o câncer de mama. A entidade faz doação de perucas, lenços, máscaras, próteses mamárias externas, cestas básicas, livros, medicamentos, publicações e outros produtos necessários à recuperação de pessoas com câncer de mama.

A Fundação possui uma equipe multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, educador físico que atendem gratuitamente as pacientes carentes com câncer de mama.

Atualmente, a entidade recebe colaborações, tanto por meio de depósitos como de produtos que sejam úteis para a instituição, como remédios, cabelos, sutiãs, entre outros, que são convertidos na ação de recuperação das pessoas que tiveram a doença.

Campanha Outubro Rosa chama atenção para o autoconhecimento da mulher
Luiz Ayrton Santos, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos

Da Redação

relacionadas

talvez você goste