Conecte-se conosco

Cotidiano

Campanha Outubro Rosa chama atenção para o autoconhecimento da mulher

Publicado

em

A campanha Outubro Rosa 2020, que luta contra o câncer de mama no Brasil, e traz como principal objetivo deste ano a busca da mulher pelo autoconhecimento do seu corpo; das descobertas dos fatores de risco e da realização de exames para detecção da doença.

Em Teresina, a campanha do Outubro Rosa acontece desde 2006, quando monumentos são iluminados com a cor rosa e acontece a caminhada e a corrida em alusão à data, bem como a realização de 1.200 mamografias durante todo o mês. Entretanto, diferente dos anos anteriores, as ações estão impedidas de ocorrer em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e as orientações de distanciamento das instituições de Saúde. Porém, os kits estarão sendo vendidos até o final do mês.

“Todos nós precisamos saber informações mínimas do nosso corpo, os sinais que ele dá e que apontam que devemos procurar um médico. Os exames complementarem ajudam no diagnóstico precoce e impactam sobre o controle da doença. Por isso é preciso fazer a mamografia, ultrassom da mama, entre outros”, explica Luiz Ayrton Santos, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos.

De acordo com Luiz Ayrton Santos, a caminhada deste ano não será realizada para evitar a proliferação do coronavírus.

“A caminhada não acontecerá este ano, então o Outubro Rosa será especial em 2020. De qualquer forma, durante todo o mês o kit da campanha será vendido, contendo uma camisa, uma nécessaire e uma máscara, além de um cupom para participar do sorteio de uma joia, que ocorrerá no dia 28 de outubro”, destaca.

Fundação Maria Carvalho Santos
Foi organizada em 1998, na cidade de Teresina, Piauí, a instituição reúne diretoria, voluntários e profissionais que promovem atividades filantrópicas na área de saúde e prevenção de doenças, em especial o câncer de mama. A entidade faz doação de perucas, lenços, máscaras, próteses mamárias externas, cestas básicas, livros, medicamentos, publicações e outros produtos necessários à recuperação de pessoas com câncer de mama.

A Fundação possui uma equipe multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, educador físico que atendem gratuitamente as pacientes carentes com câncer de mama.

Atualmente, a entidade recebe colaborações, tanto por meio de depósitos como de produtos que sejam úteis para a instituição, como remédios, cabelos, sutiãs, entre outros, que são convertidos na ação de recuperação das pessoas que tiveram a doença.

Luiz Ayrton Santos, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos

Da Redação

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

APL pede tombamento do prédio do Meduna

Publicado

em

A Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou ao prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), o tombamento do prédio que abrigou o Hospital Meduna, no bairro Cabral, zona Norte da capital.

A solicitação foi motivada pelo recente noticiário dando conta de que o imóvel seria demolido. O assunto foi discutido em três sessões da Academia. A posição da APL foi aprovada por unanimidade.

No ofício encaminhado ao prefeito, com data de 1º deste mês, o presidente da APL, Zózimo Tavares, destaca que o remanescente da antiga edificação do Meduna, inaugurada em 1954, é dotada de valor histórico, merecendo proteção.

“Não há dúvidas de que o Sanatório Meduna, pelo seu passado, desperta o interesse público, por se tratar de instituição que prestou serviços relevantes à comunidade local por mais de mais 50 anos, constituindo, de tal modo, parte da história de Teresina”, assinala.

A previsão de tombamento dos bens representativos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, do Município de Teresina, é matéria disciplinada na Lei de Tombamento (n.º 3.602 de 27.12.2006).

Com informações da APL

Continue lendo

Cotidiano

Com recorde de rejeição, Karol Conká é eliminada do BBB21

Publicado

em

Quem saiu do BBB21 nesta terça (23) foi Karol Conká. A participante disputou o Paredão ao lado de Arthur e Gilberto e saiu da casa, com 99,17% dos votos, recorde de rejeição do programa.

Os brothers permanecem no jogo. O instrutor de crossfit recebeu 0,54% dos votos, e Gilberto, 0,29%.

Karol recebeu o carinho dos outros participantes. Pocah e Projota se emocionaram muito. “Vou ficar com saudades”, disse a cantora para o amigo cantor.

“Jorge, mamãe está chegando”, disse Karol ao mandar um recado para o filho.

Os confinados cantaram a música mais famosa da cantora, “Tombei”, antes de ela sair pela porta da casa mais vigiada.

Fonte: globo.com

Continue lendo

Cotidiano

Jovem se afoga em pescaria com amigos no açude Joana em Pedro II

Corpo de Bombeiros foi chamado e ainda não localizou o corpo do adolescente de 16 anos. | www.capitalteresina.com.br |

Publicado

em

Continue lendo

Popular