“Buscarei equilíbrio, sensatez e justiça”, destaca José Wilson em posse no TJ-PI

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou no último sábado (9) a sessão solene de posse do desembargador José Wilson Araújo, eleito em dezembro para o Tribunal de Justiça do Piauí, por meio do quinto constitucional. A solenidade ocorreu no novo Palácio da Justiça do Piauí, na avenida Padre Humberto Pietrogrande.

A solenidade foi presidida pelo presidente do TJ-PI, desembargador Oliveira, que destinou votos de sorte e sabedoria ao novo desembargador na sua nova missão diante da justiça piauiense.

“Desejamos que para Vossa Excelência e sua família, neste momento de alegria, seja o início de uma nova era, e possa ter um futuro brilhante na sua carreira judiciária”, disse o presidente.

Durante a solenidade, o desembargador Manoel de Sousa Dourado realizou uma saudação ao novo desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior em nome dos demais desembargadores da corte. Manoel Dourado pontuou que o novel desembargador possui trajetórias de vida e de carreira extraordinárias.

“José Wilson é mais um maranhense que se fez piauiense, assim como eu. Enalteceu as suas origens, carregando–as por onde andou e espalhando as boas sementes pelo seu caminho. Temos um bom homem, hoje, em nosso convívio, fruto da educação, do seio familiar e da atuação que seus pais tiveram frente à sua criação. Foram sete aprovações em concursos públicos que com certeza lhes qualificaram para o certame final, que foi passar por quatro escrutínios até se tornar desembargador pelo quinto constitucional”, frisou o desembargador Manoel Dourado.

O desembargador José Wilson destacou a sua missão em sua nova casa e pontuou que seu trabalho será pautado no bem servir à sociedade.

“Temos um compromisso institucional de participar e tentar ajudar a advocacia e o Poder Judiciário do Piauí a romper barreiras e dificuldades, de tal forma a galgar melhores condições para uma satisfativa e eficaz prestação jurisdicional, não esquecendo também que se faz necessário envidar esforços para propiciar uma aproximação dos jurisdicionados com este Poder”, disse o desembargador empossado.

O desembargador José Wilson Araújo destacou ainda que tem um compromisso consigo.
“Na magistratura, tenho um compromisso de sempre exercer julgamentos equilibrados, sensatos e sempre em busca do maior escopo: fazer justiça”.

Presente na solenidade, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, também fez uso da palavra, homenageando o novo desembargador piauiense.

“O desembargador José Wilson exercerá essa função judicante com brilho, até porque possui longa história na advocacia em todas as missões que exerceu por mais de 28 anos. Sua nova jornada será longa, porém gratificante pois, lá no futuro, verá que contribuiu para o aprimoramento da nossa justiça, deixando para nossos filhos e netos um Brasil mais humano, mais justo, mais igual e mais fraterno”, frisou o ministro.

Também presente na solenidade, o ministro piauiense do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, frisou que ele contribuirá sobretudo para a guarda do ordenamento jurídico na integralidade e da constituição em especial.

“Faço votos de longa e auspiciosa trajetória e com a certeza de que José Wilson elevará a atividade jurisdicional ao mais alto grau de excelência”, disse o ministro.

Já o presidente da OAB-PI, Celso Barros, pontuou que o exercício que José Wilson Araújo teve junto à advocacia pública em todas as suas funções realizadas até hoje dão a certeza de que o novel desembargador enfrentará com destemor as dificuldades e desafios que virão daqui por diante à Justiça Piauiense.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades. Estiveram presentes na posse solene o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Tôrres; a Governadora do Piauí, Regina Sousa; o Procurador do Município de Teresina Aurélio Lobão; o Procurador de Justiça Cleandro Alves Moura; e o presidente da AMAPI, juiz Leonardo Brasileiro.

José Wilson Ferreira de Araújo Júnior
Advogado militante há 28 anos, graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Direito Público, mestre em Direito Constitucional; autor do livro: “Construção jurisprudencial sobre fraudes relativas à cota de gênero eleitoral. Já atuou como Procurador-Geral do Município de Teresina, Diretor-Geral do Tribunal de Justiça do Piauí, por dois anos; Presidente da Comissão de Estágio e Exame da OAB/PI; Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI), exercendo a magistratura como representante da Advocacia por quase cinco anos. Foi também professor universitário e integrou as Comissões Temáticas de Relação com o Judiciário e de Controle de Finanças Públicas, ambas da OAB Piauí.

Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste