Barragens operam de modo satisfatório, diz IDEPI

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) intensificou, desde o início do ano, o trabalho de monitoramento da estrutura física e de funcionamento das 14 barragens construídas pelo órgão e assegura que, até o momento, as barragens seguem operando de modo satisfatório, não tendo sido constatado nenhum risco.

“Esse trabalho de fiscalização e monitoramento das barragens é contínuo, acontece durante todo o ano, sendo intensificado no período chuvoso devido ao aumento das chuvas em algumas regiões do estado”, diz o diretor de engenharia do IDEPI, Antônio Marcos Silva, ressaltando que a vistoria é feita por uma equipe especializada de engenheiros barragistas, civis e agrimensores, além de geólogos e outros técnicos da área.

“Durante essas inspeções, e quando há necessidade de manutenções preventivas ou corretivas, é feito o encaminhamento dessas demandas para que os trabalhos sejam executados”, explica o engenheiro.

Segundo Antônio Marcos, os últimos dados do monitoramento mostram que sete barragens atingiram o volume de água nos reservatórios e estão sangrando: “Mesa de Pedra, localizada na cidade de Valença do Piauí; Emparedado e Corredores, na cidade de Campo Maior; Bezerro, em José de Freitas; Salinas, em São Francisco do Piauí; Piracuruca, em Piracuruca; e barragem São Vicente, em São Miguel do Tapuio. Todas elas estão localizadas nas regiões Norte e Centro do Estado”, diz.

“O sangradouro de uma barragem entra em operação quando ela atinge sua capacidade de armazenamento máximo, o que é um fator positivo, pois quando isso ocorre, significa que o sangradouro está cumprindo a sua função definida em projeto, que é liberar águas excedentes, permitindo assim que o rio siga seu curso normal”, esclarece o engenheiro do IDEPI.

Se por um lado o Norte e o Centro estão com alto volume de chuvas, o mesmo não acontece em algumas regiões do estado, levando algumas barragens a baixarem o volume do reservatório. É o caso da Barragem Salgadinha, que atingiu o seu “volume morto”, o que compromete a operação do reservatório em algumas cidades, dentre elas, Simões, onde está localizada, que enfrenta problemas com o abastecimento de água por conta dessa situação.

Barragens em obras

O IDEPI está contratando, através de processo licitatório, o projeto de Recuperação da Barragem Piracuruca (Piracuruca) e Salinas (São Francisco do Piauí). Além disso, está em fase final o projeto de recuperação da Barragem Algodões II (Curimatá), que deve abranger a restauração das estruturas da parede da barragem, além da recomposição e recuperação dos equipamentos hidromecânicos, essenciais para a operação da comporta, que foram furtados da sala de máquinas.

Atualmente, das 14 barragens monitoradas pelo IDEPI, apenas a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, segue com trabalhos de reparo e manutenção sendo executados, obra que está em fase final e é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Defesa Civil. A secretaria também deve executar os reparos necessários na Barragem Emparedado, em Campo Maior, e informou que está convocando a segunda colocada na licitação para dar continuidade aos trabalhos, após o rompimento do contrato com a empresa vencedora.

Além delas, a Barragem de Pedra Redonda, localizada na cidade de Conceição do Canindé, será recuperada em 2022. A obra será custeada por um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional. Este projeto está em fase final de elaboração e tem recursos garantidos no valor de R$ 11 milhões.

Barragens responsabilidade IDEPI:

1.            Salinas – São Francisco do Piauí;

2.            Piracuruca – Piracuruca;

3.            Algodões II – Curimatá;

4.            Pedra Redonda – Conceição do Canindé;

5.            Mesa de Pedra – Valença;

6.            Corredores – Campo Maior;

7.            Emparedado – Campo Maior;

8.            Bezerro – José de Freitas;

9.            Poços – Itaueiras;

10.          Salgadinho – Simões;

11.          Estreito – Padre Marcos;

12.          Poço Marruás – Patos do Piauí;

13.          Petrônio Portela – São Raimundo Nonato;

14.          São Vicente – São Miguel do Tapuio

OBSERVAÇÃO: A obras de recuperação das barragens Emparedado e Bezerro são de responsabilidade da Defesa Civil*.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste