Bancos reabrem às 12h de hoje; veja funcionamento de outros serviços

Com fim da folia momesca, diversos serviços essenciais voltam a funcionar nesta Quarta-Feira de Cinzas (22). Os bancos e Correios reabrem às 12h. No Piauí, o comércio reabre a partir do meio-dia. Veja os detalhes a seguir.

Comércio
Sindilojas informou que o comércio da capital e dos bairros retorna a funcionar na quarta-feira de cinzas (22) a partir do meio-dia.

Órgãos públicos
O governador Rafael Fonteles (PT) e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decretaram ponto facultativo do dia 20 ao dia 22 de fevereiro, por isso os órgãos públicos retornam com o atendimento na quinta-feira (23). Apenas as atividades consideradas essenciais, como o setor da saúde, permanecem em funcionamento.

Alepi e Poder Judiciário
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o Ministério Público do Piauí (MP-PI), Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) também estão com ponto facultativo neste período.


Bancos
Os bancos reabrem às 12h, e fecham no horário normal. A Febraban diz que os bancos devem abrir antes das 12h nos locais em que as agências fecham antes das 15h. É necessário garantir o funcionamento dos bancos em pelo menos três horas.

Os aplicativos e internet banking das instituições continuam funcionando normalmente durante todo dia. As contas de consumo, como água e energia, e carnês com vencimento no período poderão ser pagos no dia útil seguinte sem cobrança de multa.

Correios
As agências dos Correios reabrem às 12h. O serviço aos consumidores estará disponível pelo Fale Conosco dos Correios, pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, ou pelo chat, localizado no canto inferior do site dos Correios.

Bares e restaurantes
A Abrasel (entidade do setor) afirma que a tendência é que os bares e restaurantes abram normalmente. Mas os horários são livres.

Bolsa de Valores
As negociações recomeçam às 13h de quarta. As operações que envolvem Tesouro Direto vão começar às 14h e terminar às 18h.

INSS
As agências do INSS voltam a funcionar às 14h de quarta-feira. O INSS diz que haverá serviço pelo número 135 com atendimento humano até as 18h. O atendimento eletrônico funciona 24h por dia.

O Meu INSS funciona normalmente, assim como o aplicativo do celular (disponível para iOS e Android). Pela internet ou pelo app, dá para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

Lotéricas
As casas lotéricas têm autonomia para decidir se abrem ou fecham no período, de acordo com a Caixa.

Da Redação
Foto: Arquivo

relacionadas

talvez você goste