Avião que pertenceu ao governo do Piauí é encontrado queimado com drogas na Guatemala

Um avião Xingu PP-EIJ, que pertenceu ao governo do Piauí, foi apreendido com drogas na Guatemala, de acordo com informações das autoridades locais.

Segundo informações do site Republica.gt, a aeronave foi encontrada no município de San Andrés, Petén. Junto com o narco-avião, pacotes de drogas também foram encontrados perto do rio Escondido.

O narco avião foi encontrado queimado. As autoridades dizem que a prática é comum entre os narcotraficantes e objetiva dificultar o trabalho das forças de segurança.

No meio do mato e nos escombros da aeronave, os militares encontraram 10 pacotes de drogas. Foram convocados representantes do Ministério Público e agentes da Subdirecção-Geral de Análise de Informações Antinarcóticos (SGAIA) da Polícia Nacional Civil.

Em 19 de agosto, o Exército da Guatemala localizou um avião abandonado na fazenda Nuevo Bracitos, na jurisdição de Mazatenango, Suchitepéquez.

Esta área da costa do Pacífico da Guatemala é usada por traficantes de drogas para transportar drogas para o México.

“A maior parte das pistas estava localizada nos departamentos de Petén (6), Quiché (2) e Izabal (1)”, informou o Ministério da Defesa.

Além disso, foi indicado que durante o mesmo período foram localizados onze aviões e nove jatos. “Eles também estão ligados a estruturas criminosas”, enfatiza.

Quase toda a costa do Pacífico da Guatemala é usada por criminosos como depósito de proteção de drogas que depois são enviadas para os Estados Unidos, via território mexicano.

A maior parte das pistas estava localizada nos departamentos de Petén (6), Quiché (2) e Izabal (1)”, informou o Ministério da Defesa.

Além disso, foi indicado que durante o mesmo período foram localizados onze aviões e nove jatos. “Eles também estão ligados a estruturas criminosas”, enfatiza.

O Xingu ano 1985 foi leiloado em 2017 pelo governo do estado juntamente com o Navajo, ou Navajão, como era mais conhecido.

O primeiro teve lance inicial de R$ 630 mil. O segundo foi vendido a partir de R$ 85 mil.

De acordo com a Rede de Segurança da Aviação, o Embraer EMB-121A1 Xingu foi encontrado incinerado por policiais da Guatemala: “Um avião queimado foi encontrado por policiais da Guatemala. Tinha sido usado para transporte de drogas. A aeronave usava marcas falsas dos EUA e foi oficialmente cancelada como WFU.”

A aeronave encontrada com drogas na Guatemala foi comprada no governo Hugo Napoleão e gerou mal-estar pelo alto valor da aeronave, ocasionando a demissão do então secretário de Fazenda à epoca, Mussa Demes.

Fonte: Toni Rodrigues.com

relacionadas

talvez você goste