Atletas homenageiam a capital do Piauí no GP Teresina de Ciclismo

O ciclismo de estrada iniciou, finalmente, a temporada de 2021 com uma super competição para os atletas federados. Neste domingo (16), a Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) abriu o Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada, com a primeira etapa, homenageando a capital do Piauí, que nesta segunda-feira (16) completa 169 anos.

O GP Teresina de Ciclismo é primeira de seis etapas do piauiense da modalidade, que deveria ter iniciado em março, mas devido ainda às restrições causadas pela pandemia, o aval se veio recentemente. A prova contou com 120 atletas, que, no sábado (14), foram testados para o coronavírus, por técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Toda a prova teve transmissão pelo Youtube e as imagens estão disponíveis no link: youtube.com/watch?v=ueQw3ce_z5o.

Com sede e fome de pedalar, os ciclistas iniciaram a primeira bateria com muita velocidade, mostrando alto nível técnico. O circuito de 5,6 km partiu do Complexo Turístico da Ponte Estaiada, percorreu toda Avenida Raul Lopes e ainda a Ponte Estaiada, sob sol forte e alguns trechos técnicos de subidas e descidas. Em cada bateria, os atletas tiveram que fazer o circuito no tempo de cerca de uma hora ou mais, em média de seis a nove voltas no circuito. Todo o percurso esteve sinalizado e seguro e não foi possível a entrada de veículos na área. A segurança teve o apoio da Polícia Militar, da Strans, do Rone e da Guarda Municipal de Teresina. Uma ambulância fez o apoio e mais de 30 pessoas na organização garantiram uma competição segura e sem nenhum registro de acidentes.

O presidente da FCP, Fernando Correia Lima, afirmou que ficou satisfeito com a segurança do evento, tanto em relação à Covid-19, tanto quanto à segurança da prova.

“Foram mais de dois meses em reuniões e trabalho com órgãos municipais e nossas equipes para garantir a total organização da prova, que tanto deu a largada ao retorno do campeonato, quanto ofereceu essa homenagem ao aniversário de Teresina”, disse.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o secretário de Comunicação, Lucas Pereira, compareceram ao evento. Dr. Pessoa disse que deu e continuará apoiando o ciclismo federado piauiense, já que é um esporte limpo, que traz saúde e revela talentos. Ele chegou a dar a bandeirada para os atletas que estavam concluindo o percurso da primeira bateria.

Atletas homenageiam a capital do Piauí no GP Teresina de Ciclismo
Dr. Pessoa e Lucas Pereira prestigiaram o evento

A largada da primeira bateria foi às 8 horas, com 50 minutos de prova mais uma volta e participaram atletas das categorias: Masculino: Júnior, Juvenil, Infanto-Juvenil, Master (B, B2, C1, C2, D) e Feminino: Master C. Na 2ª bateria, que começou às 9h30, com 1h20 minutos mais uma volta, fizeram o percurso os atletas das categorias Masculino: Elite/Sub-23, Sub-30 e Master (A1, A2 e B1) e no Feminino: Master A e Elite/Sub-23.

Na bateria que abriu o GP, a disputa foi eletrizante e com um Sprint final entre Lindomar Ferreira (Unimed), de 43 anos, categoria Master B1, e Mateus Augusto Rodrigues (Pedal Bikers Club), de apenas 17 anos, da categoria Júnior. Eles cruzaram a chegada, após seis voltas, por apenas alguns milésimos de segundos de diferença. O tempo de Lindomar, dono de vários títulos piauienses e regionais, foi de 1:01:57.443; o tempo de Mateus foi de 1:01:57.342.

Mateus disse que começou a treinar com o pai, que também é ciclista, George Rodrigues, durante a pandemia. Primeiro ele queria perder peso.

“Em menos de um ano, pedalando, consegui chegar a 80 kg, perdi 11, e aprendi muito com meu pai e atletas do clube”. Já Lindomar disse que uma contusão após uma queda de bike o fez ficar um mês longe dos treinos. “Fiquei usando uma tipoia no ombro por um mês e com alguns arranhões nas pernas. Isso atrapalha, mas tive um ótimo desempenho. Na próxima, darei mais ainda meu melhor”.

Entre as mulheres, Karine de Macedo Frota, de Teresina, categoria Elite, foi a melhor. Na Master A, venceu Sabina Fraga Viana, na Master C, venceu Leila Nascimento. Na categoria Elite masculino, o campeão foi Delano Rodrigues Rocha, sendo inclusive o campeão da 2ª bateria, com o tempo de 1:31:51.358, com nove voltas no circuito. A cronometragem da prova foi feita pela empresa cearense Tempus Crono e todos os resultados e tempos dos atletas está disponível no site polesportivo.com.br.

O GP Ciclismo de Teresina tem o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da SEMEL, SEMDEC, SEMCOM e SAAD Leste, Vereador Luís André; STRANS, Unimed Teresina, Arrey Hotels, Evo Bikes, MRPeças, Renata Said Ateliê, Quitanda Freitas, ZL Multimarcas, IPS e Teresina Bikers Clube (TBC). A realização é da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, com supervisão da CBC e Co-produção: X-Brasil. Novas competições e inscrições disponíveis no site www.fcp-pi.esp.br.

Atletas homenageiam a capital do Piauí no GP Teresina de Ciclismo
GP Teresina de Ciclismo

Fonte: Ascom
Fotos: Azimute Fot
o/ Moisés Sabba

relacionadas

talvez você goste