Artigo – The last of kingdom e viking: Os bárbaros?

The Last Kingdom é uma série de televisão histórica baseada no livro Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. Viking é o termo usado para se referir aos nórdicos que habitavam a Escandinávia em um período que abrange os anos de 793 d.C. a 1066 d.C, conhecido como Era Viking. Esse período foi marcado por expedições marítimas organizadas pelos vikings por várias regiões da Europa. A utilização do termo viking é em referência aos povos nórdicos que habitavam a Escandinávia e é restrita ao período da Era Viking. Quem é Bernard Cornwell? Dos mais importantes escritores britânicos da atualidade; já publicou mais de 40 livros e teve obras traduzidas para mais de 16 idiomas. Está pensando que tudo isso é apenas uma obra de ficção? Eis cruel realidade!

Qual a etimologia da palavra bárbaros? Termo é usado para outros povos além daqueles que invadiram Roma. A expressão surgiu entre os gregos antigos, que chamavam de bárbaro qualquer estrangeiro. Os primeiros a serem “presenteados” com o termo foram os persas, por volta do século cinco a.C. Para os gregos, os idiomas guturais (a maioria dos sons produzidos na garganta) dos persas tinham sons parecidos com “bar-bar-bar” – daí a origem da palavra. Mas a expressão ficou famosa mesmo por volta do século um a.C., quando os romanos passaram a chamar de bárbaros todos os povos nômades ou seminômades do norte da Europa que viviam além das fronteiras imperiais. O Cristianismo Europeu foi moldado de acordo com The Last Of Kingdom?

Somente o cristianismo europeu? Quem anda “vendendo” a falácia de que os Cristãos são tão pacíficos como dizem? Não era a única saída que tinham? Os cristãos apenas reagiram ao que do outro lado pretendiam? Quem “introduziu conceitos” éticos e morais na sociedade ocidental? Quem expandiu a caridade pra todo o mundo? A que custo muitos teimam em dizer que tudo o que o Netflix anda produzindo é ficção e que não devem acreditar no que é retrato nos filmes e séries? Muito cuidado com seres humanos de “falas mansas”. Já percebera que falam sempre em Resiliência e Paciência? Quem se esconde diariamente por detrás de falas tão suaves? O bote político será dado?

O Cristianismo forte e capaz está ressurgindo novamente? Diariamente e de forma mito cuidadosa irão perceber que as eleições 2022 será decidida por Cristãos. E é tudo feito sem alarde. Quem lembra dos templários? Os Jesuítas estão de fato “mortos”? Você acredita que um “exército” de mais de 200.000 (Duzentos Mil seres humanos) vive apenas de orações? Incluindo Diáconos permanentes, seminaristas, freiras, Bispos e Padres seculares e Religiosos o Brasil tem um “exército ágil e silencioso. E calcule por aí as entidades, instituições e movimentos ligados à IGREJA.

Qual o maior patrimônio cristão? A ética e A moral. Tem lógica ficar ao lado de inescrupulosos e desordeiros sociais? Imagine ao lado de corruptos? Não tem sentido. Não faz parte da natureza cristã fica contra os ensinamentos de Cristo Jesus. Lembra de certo governante que fez uso do Cristianismo e agora acredita apenas no “poder do dinheiro”? Localmente tudo será diferente. Nacionalmente tudo continuará no rumo certo. THE LAST OF KINGDOM é História. OS BÁRBAROS foram DEVORADOS?

Artigo - The last of kingdom e viking: Os bárbaros?

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste