Um jornal católico francês através de um artigo de um colega jornalista fez esta especulação. O que ocasionou os boatos? Uma futura visita de Francisco ao túmulo de um papa que renunciou. O Jesuíta Papa Francisco renunciará? Dificilmente! Não afirmamos que seja impossível, mas Francisco renunciar é chance mínima. Qual a razão? A formação jesuítica não deixa lacunas pra este tipo de atitude. O número de Jesuítas cada vez mais é decrescente e nem por isso Eles (Os Jesuítas) abrem mão de uma sólida formação. E nos últimos anos (2020, 2021), a Companhia de Jesus voltou a crescer na África, EUA, Índia e China; eis o que realmente importa. A Europa e a América Latina já está entregue aos evangélicos. Não existe muita coisa a fazer. Os Jesuítas são pragmáticos, sinceros, honestos e transparentes. Por que Francisco renunciaria? É um dos papas que quase não tem opositores. Como bom jesuíta ele (Francisco) não sabe fazer o jogo da Cúria Romana?

Se os jesuítas jogam com o mundo porque não saberiam jogar em seu próprio “campo de futebol”? A questão é mais profunda! O problema da Igreja de Cristo nos dias atuais é moral e ético. Como combater a guerra se a Igreja “lucra com inúmeras guerras”? Como falar em acolher a todos se os grandes cargos da hierarquia católica não mudam de mãos? Pesquisas internas constatam que a grande perda de fiéis católicos advém de quererem “falar aquilo que imaginam que os fiéis querem ouvir”. O que um bom católico deseja do Clero? Santidade e não meramente adaptações ao mundo “mundano”. Mas Bento XVI renunciou agora Francisco pode renunciar? Se isso acontecer é porque a Cúria Romana continua resistente a mudanças e será necessário alguém de mais pulso firme?

Fica uma pergunta no ar: se um Jesuíta não conseguiu “dobrar a cúpula do Vaticano”; quem irá conseguir? Certo mesmo é que os Estados Unidos da América pode ter pela primeira vez um Papa? Vocês sabiam que onde a Igreja Católica mais cresce em obras sociais e fiéis é nos States? Os latinos quando chegam aos States desejam cultivar a sua fé e quando possuem problemas sociais quem os socorre? Mas quem elege papas não é o dinheiro? Pensa como ímpio quem pensa assim! O dinheiro da Alemanha e demais países europeus não fazem mais nenhum diferença na evangelização dos povos. Eis a verdade!

A fragmentação evangélica e a descentralização de poder evangélico ocasiona cada vez mais divisões; no entanto, o número de fiéis não cessa de crescer em todo o mundo. Mas os colégios, universidades, hospitais, investimentos em bolsa de valores e terras garantem o futuro dos seminaristas, padres, bispos, arcebispos e cardeais? Isso é ficção de irresponsáveis “professores universitários”. A sobrevivência da Igreja de Cristo depende dos ventos “soprantes” do espírito santo. Quanto menos credibilidade menos fiéis. Quanto mais busca da santidade e retidão moral mais o número de fiéis se estabiliza ou cresce!

Celso José Pinto da Silva quando resolveu se “aposentar” antes do previsto andou de cadeira de rodas? Foi um dos poucos Arcebispos a renunciarem antes de completar 75 anos e emplacou até mesmo um Arcebispo coadjutor? Celso era diocesano, mas possuía imensa admiração pelos Jesuítas. Francisco pode até renunciar, mas somente aos 47 minutos do “segundo tempo”. Como bom Jesuíta Francisco está fazendo é o SUCESSOR?

Por Josenildo Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *