Artigo – O que ocasiona a ingratidão?

O excesso de comunicação áudio-visual? As inúmeras opções de vida? O que afinal é ingratidão? É melhor descrever o que é gratidão! Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela. Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre. A palavra gratidão tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou grato. Também deriva de gratia, que significa graça. Como você tem servido ao Senhor? De todo o coração ou com o coração dividido? O mundo “mundano” lhe rouba tempo e isso o torna de fato ingrato?

O que mais provoca perda ao catolicismo? A Ingratidão. Não por parte do povo, mas por parte daqueles que teoricamente foram “escolhidos por Deus” para servir ao povo de Deus. Uma vida dupla provoca muitos distúrbios psicológicos nos fiéis. O bom católico se sente cada vez mais longe do espírito de santidade descrito em falas (apenas falas) por parte de seus líderes. Mas isso não acontece no mundo evangélico? Com menor freqüência. Os evangélicos podem casar, terem filhos, trabalharem, enriquecerem e nada disso pode contradizer as suas vidas. Dar muito trabalho explicar o que significa pobreza, obediência e castidade a qualquer pessoa. Logo em seguida as pessoas indagam: que diabo de pobreza é essa que esse povo somente anda nos melhores carros? Que obediência é essa que ninguém mais dar nem atenção ao que o seu “superior” fala? E que castidade é essa que possuem vários namorados/namoradas? Que castidade é essa que vivem como os piores ímpios?

Mas Cristo não vai salvar a todos? Tudo hoje em dia provoca ingratidão ao que DEUS faz por todos nós e encontramos as piores desculpas pra continuarmos pecando. Quem de fato dedica um bom tempo à leitura diária da Palavra de Deus? Tem certeza que você dedica no mínimo mais de duas (2) horas por dia ao estudo das coisas de Deus? Você de fato dobra o seu joelho e faz orações a Cristo Jesus; Deus? É tão difícil orar que o homem moderno acha isso perca de tempo. Perguntaram ao Abade Agatão: “Pai, que prática é mais trabalhosa na vida monástica”? Ele lhes respondeu: Desculpem-me, creio que não há trabalho mais duro que orar a Deus. Quando o homem começa a rezar vêm os demônios para distraí-lo, pois eles sabem que nenhuma obra põe tantos obstáculos à sua ação quanto a oração. Qualquer outro trabalho que o homem empreenda, contanto que persevere nele, terá seu descanso; enquanto a oração exige lutar até o último suspiro!

Percebeu o que causa tanta ingratidão? As pessoas vivem a reclamar! Se quente reclamam. Se o clima está frio reclamam. O Jesuíta Papa Francisco vive dizendo que falta aos sacerdotes gratidão a Deus. Os pastores costumam serem gratos, alegres, solícitos, compreensíveis na arte de compreender os fiéis. Cristo Jesus; Deus quer os seus fiéis vivendo felizes e com mordomia cristã. Não existe nada pior na vida do que a indiferença?

Artigo - O que ocasiona a ingratidão?

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste