Artigo – O que é de fato ser inteligente?

Obedecer a Deus. Seguir os ensinamentos de Cristo Jesus; Deus. Qual a razão desta óbvia pergunta? É porque geralmente se associa inteligência e sabedoria a ser bem sucedido financeiramente. Associa-se inteligência e sabedoria a ser possuidor de bens materiais ou ter poder de mando. Quanta falta de fé isto denota. Quantas vezes pessoas se referem a outros e dizem: como esse moço é tão inteligente, mas não sabe fazer uso de sua inteligência. Geralmente se associa inteligência ao uso dos meios justificarem os fins. Dom Celso José Pinto da Silva costumava dizer que para ser Padre era necessário fazer tudo! Sempre discordava do meu amigo e dizia: fazer tudo o que advém de Deus – os meios não justificam os fins. Dom Celso José Pinto da Silva era de fato um grande amigo. Entendia e compreendia quando dizia isso! Aos homens institucionalizados é difícil fazer sempre o bem. Interesses institucionais valem mais!

O que é de fato ser inteligente? É ter a graça de Deus de compreender e entender situações. Muitos padres santos não possuem poder e nem riquezas materiais; são meros sobreviventes institucionais, mas continuam fazendo a vontade de Deus. Já percebeu que os sacerdotes santos e íntegros geralmente não possuem poder nenhum de decisão na Igreja de Cristo Jesus? Quando indaguei isto a um Jesuíta ele prontamente me respondeu: nem todo mundo que faz parte da Igreja de Deus será salvo. Muitos reinam meu filho, mas são pó e ao pó retornarão. A velhice meu bom amigo chega pra todos e com a idade avançada a diminuição do poder chega também!

O que é de fato ser inteligente? É perceber a finitude da vida. É perceber que Deus está no controle de tudo. É perceber que somos pó e ao pó retornaremos. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder o bem mais precioso: a vida eterna. Que nada moço isso é coisa de religião e de religiosos? Procure não afirmar tão categoricamente isso. Quando a idade avançada chegar verás que não é mera afirmação de profetas. Veja o que diz a sagrada escritura: não posso fazer nada; enviei-lhe os profetas! Todos os dias a vida nos reserva algo surpreendente e de nada adianta tentar você mesmo cuidar de tudo! O rosto mais bonito ficará flácido e enrugado um dia. Tudo é mera vaidade!

Mas o senhor Deus é contrário ao viver bem e cuidar-se? Não, pelo contrário. Em sua palavra Ele (o bom Deus) nos pede pra sermos vigilantes e cuidadosos. Orai sem cessar. A questão é não colocar nada acima de Cristo Jesus; Deus. Escute, pare, pense, reflita, perceba os que estão ao seu redor e “veja as palavras” que proferem. Seu pároco ou vigário fala de Deus ou somente de coisas materiais? Os sacerdotes que vocês conhecem são mundanos ou seguidores de Cristo Jesus? Observe, observe bem!

O que é de fato ser inteligente? É obedecer a Deus. É zelar pela Igreja de Cristo. Mas “todo mundo” faz isso? O bom Cristão não pertence ao mundo! O que diz o apóstolo Paulo? Religião não é coisa pra “gentinha” como dizem os inescrupulosos. Ser seguidor de Cristo é algo muito sério. Quem solidificou valores na sociedade? O que de fato arrasta multidões? Exemplo de vida íntegra. “Cestas” acabam e o povo esquece rapidamente o que se faz materialmente. Acumulai tesouros onde a traça não destrói!

“O homem mais poderoso é o que reza pois se faz participante do poder de Deus”
São João Crisóstomo

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste