O que é a moral? A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim Morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas. O que define a Ética Cristã? Ética cristã são os princípios estabelecidos e considerados pela Igreja, com o objetivo de tornar os ensinamentos da Igreja como padrões para agir na sociedade, nos relacionamentos interpessoais e na vida. Escrevendo sobre moral? Falando de Ética Cristã?

Quem é a Igreja pra falar ou escrever sobre estes assuntos? Em pleno século XXI? Tem ainda valor moral uma Instituição que não cuida nem da sua hierarquia? Eis o que neste momento indagam-se os céticos. As instituições permanecem e seus membros se vão. O correto mesmo é uma vida digna e santa. A santidade reflete na vida dos membros das Igrejas e é capaz de até mesmo “espantar os inescrupulosos”. A Igreja está cheia de hipócritas e inescrupulosos? É isso o que pensa os sem fé em Cristo Jesus e a grande maioria das pessoas que não freqüenta assiduamente as Igrejas Cristãs. Hoje o que mais faz a Igreja Católica perder fiéis? A inescrupulosa vida moral de seus sacerdotes. FELIZ a paróquia que tem Padres Santos e fiéis aos seus valores morais e cristãos. Certa vez nos dirigimos a um Padre de vida correta com a expressão: “santo padre”! Eis a resposta: ISSO NÃO EXISTE. Maldito é uma pessoa que pensa assim sobre a SANTIDADE !!

O comportamento cristão é quem tem levado uma verdadeira multidão de pessoas às Igrejas que possuem disciplina e exemplos de santidade. O que você acha desta frase: O pecado começa como teia de aranha, mas torna-se uma camisa de força. Não existe santidade sem luta – J. C. Ryle – Esta é uma das várias frases célebres de um Bispo Anglicano – exemplo de vida. E Agostinho? “O homem somente se saciará PLENAMENTE em Deus”. Tá vendo – esses SIM são exemplos de RETO comportamento Cristão. Que moral tem um Bispo ou Arcebispo moralmente incorreto pra “pregar” uma vida de santidade? O povo gosta de pessoas corretas-moralmente; pregando!

Que nada! O povo nem liga pra isso! Quem pensa assim age inescrupulosamente! O povo merece respeito e principalmente aqueles que pagam o dízimo corretamente. Santidade SIM importa e deve ser vivenciada principalmente por aqueles que DEUS chamou pra uma vida de santidade. E a frase quem não tem pecado que atire a primeira pedra? Esta frase tem prejudicado em muito a pregação correta do Evangelho de Cristo Jesus. Veja o que diz Malaquias no capítulo 3 versículo 18: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve”! Deus é justo e fará seu juízo no momento certo sobre quem fez uso do nome de Cristo Jesus em vão. O comportamento cristão incorreto afasta as pessoas de Deus e das nobres Igrejas!

Que nada! A punição existe apenas para os sacerdotes e reverendos pobres materialmente. Que pena que quem deveria ser exemplo de vida PENSE ASSIM. O povo sabe sobre o comportamento inadequado dos religiosos. Não tem vocação? Sai e entrega-se totalmente logo ao mundo. O povo merece vida correta por parte de seus líderes religiosos!

Josenildo Melo foi estudante de Direito. Concludente de Filosofia. Bacharel em Serviço Social e Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *