Teresina já entra na expectativa de um novo Pastor. Fontes fidedignas dão conta de que a Arquidiocese de Teresina ganhará de fato um Arcebispo à sua altura. Dom Celso José Pinto da Silva antes de morrer enfatizou: “que absurdo, que escolha desastrosa; fizemos algo pra evitar o mal maior mas esta escolha com certeza dará problemas. Esta escolha não será apenas um mal menor”. O Clero de Teresina se notabilizou e se notabiliza por ser formado por pessoas discretas, reservadas e continuamente fechado em “copas”. Nos últimos dez anos reina silêncio absoluto e ninguém é mais capaz de ousar e traçar planos e ações relevantes. Qual a razão de tudo isso? Medo. Medo de ser tratado de forma rude e grosseira. Medo de ser vilipendiado e mal tratado na frente de pessoas. Medo do Terror!

A Igreja de Teresina hoje é uma Igreja comandada como o mundo “mundano”? O dinheiro e a influência política passou a ser “a moeda de troca”? Os estudos passaram a ser apenas de busca de certificações e diplomas e não mais a busca da santidade através do conhecimento? A homília do chamado “cabeça é algo sem pé nem cabeça”? As decisões são tomadas baseadas em fofocas e disse me disse? A missa dos santos óleos nunca teve tantos “faltosos”? Pessoas doentes, em tratamento de saúde são simplesmente chamados de “faltosos”? Os amigos sabem de tudo que acontece! O Jesuíta Papa Francisco sabe SIM de tudo que acontece. A nunciatura apostólica sabe SIM de tudo o que acontece por aqui.

Cuidado, qualquer dia serás ex-comungado em um daqueles sermões sem o mínimo de intelectualidade? Ficamos pensando: há quanto tempo pessoas que se dizem encabeçar a Igreja de Cristo leram um livro. Dom Celso José Pinto da Silva (carioca da gema) devorava praticamente um livro por dia. Muitas vezes o bom amigo Celso era “pego” lendo livros de outras Igrejas e dizia: “aqui também existe o amor de Deus”. Esses aqui são bons em teologia e vida prática cristã”. Dom Celso José respeitava SIM as outras religiões. O que mais os Jesuítas e o Papa Francisco desejam hoje em dia? Pastores que saibam conviver com o diferente. Arcebispos que saibam respeitar opiniões, fatos e acontecimentos divergentes até mesmo do estereótipo eclesial. O que determina a qualidade de uma Igreja não é a quantidade de bens materiais adquiridos e sim a sua qualidade espiritual. Não é?

Meu amigo você ficou doido de vez? Você jamais será Padre? Anda escrevendo o que não deve escrever? O Papa Francisco sabe de tudo o que escrevemos! Os Jesuítas sabem de tudo que escrevemos. Deus sabe do zelo que temos pela sua Igreja. A Igreja de Cristo Jesus não pode ser um mero “balcão de negócios”. O novo Arcebispo de Teresina será um homem de oração. O novo Arcebispo de Teresina será um homem polido, fino, educado. O novo Arcebispo de Teresina vai retirar “o ouro, a prata e o bronze” do centro de comando. O novo Arcebispo de Teresina será realmente o que Teresina merece de fato!

Mas a escolha de alguém não passa pela listra tríplice? A indicação não passa também pela linha sucessória política? A Igreja de Cristo Jesus pode ter muitos defeitos, mas esse não tem. A escolha não pode conter indicações. No máximo orientações. O papa lá sabe o que acontece em lugares longínquos? Não pense assim. A Igreja sabe de tudo que acontece e O Jesuíta Papa Francisco tem o hábito jesuítico de não gostar de “aduladores”!

Por Josenildo Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *