Você entende a composição da Bíblia e sabe como é formada a Sagrada Escritura? De acordo com Getro Carvalho a Bíblia é um conjunto de livros que se divide em duas grandes partes e 9 grupos de livros. Ela foi escrita em duas línguas diferentes e um dialeto. O velho testamento tem a sua grande maioria escrito em hebraico, mas tem alguns textos ou livros escritos no aramaico. O novo testamento foi escrito todo em grego, apesar da língua oficial dos judeus na época ser o aramaico. A bíblia como conhecemos é formada por um total de 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento. Existem também outros sete livros que são conhecidos como apócrifos que não estão inseridos na bíblia dos evangélicos, mas estão na bíblia dos católicos. Leia a Sagrada Bíblia! Sim meu nobre escritor, mas o livro de Edras? Muita calma nesta hora. Deus no controle!

Até mesmo o Presidente Jair Messias Bolsonaro tem lido bastante a Sagrada Escritura e fazendo citações. Tá vendo a importância de conhecer bem a Sagrada Escritura? E Bolsonaro está correto; todo excelente governante segue os passos de Cristo Jesus. Sabia que o Presidente é Católico e sua atual esposa evangélica? Tá vendo a importância das religiões no Mundo! Sim vamos ao Livro de Esdras. O livro de Esdras traz um relato da volta de dois grupos de judeus da Babilônia para Jerusalém, onde reconstruíram o templo e sua comunidade. Ao estudar o livro de Esdras; neste livro você aprende como o Senhor dá a seu povo a capacidade de vencer a oposição e fazer Sua vontade. Lendo Esdras você também vai aprender sobre a importância de não repetir os pecados de gerações anteriores.

Quem escreveu o livro de Esdras? Informações públicas dão conta que embora o livro contenha alguns trechos escritos como memórias em primeira pessoa, não sabemos quem adicionou esse material ao restante da narrativa. Muitos estudiosos acreditam que a pessoa que compilou o livro também compilou ou escreveu I e II Crônicas e Neemias. Não sabemos quando ou onde foi escrito o livro de Esdras. As estimativas a respeito de quando o livro de Esdras foi escrito geralmente vão do ano 440 a 300 a.C. Embora a maior parte do livro tenha sido escrito em hebraico, partes dele foram redigidas em aramaico, o idioma do Império Persa. A inclusão do aramaico pode indicar que partes do livro de Esdras foram escritas durante ou após o período no qual o Império Persa dominou Israel (por volta de 530–334 a.C.). Diferentemente do que muitos advertem; A Sagrada Escritura é organizada! Você Sabe como é organizado o Novo e o Velho Testamento na Bíblia?

O velho testamento é organizado em cinco grupos de livros. Estes grupos de livros são categorizados pela tipologia dos livros e não pela ordem cronológica. O Pentateuco É composto pelos cinco primeiros livros e estão dispostos em ordem cronológica. São eles: Gêneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Depois vêm os livros históricos: Este grupo de livros é composto por doze (12) livros que relatam toda a história de Israel, desde a entrada até a conquista da terra prometida Canaã. Também estão em ordem cronológica. Livros: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e o livro de Ester. Não acredite que a Sagrada Escritura seja desorganizada!

E Esdras bom amigo? Quais são algumas características marcantes do livro de Esdras? Um dos acontecimentos mais notáveis narrado no livro de Esdras é o término das obras do templo em Jerusalém, que fora destruído muitos anos antes pelos babilônios; contém um relato do retorno do primeiro grupo de judeus para Jerusalém por volta de 537 a.C. e seus esforços para reconstruir o templo. Contém um relato do retorno de Esdras para Jerusalém por volta de 458 a.C. e seu empenho para ajudar os judeus que lá viviam.

Josenildo Melo foi estudante de Direito. Concludente de Filosofia. Bacharel em Serviço Social e Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *